quinta-feira, 8 de abril de 2010

Temporal chega à Bahia e causa morte em Prado

As chuvas chegaram com força ao extremo sul da Bahia, principalmente em Prado (a 796 km da capital), onde duas represas no córrego da Ribeira do Campinho romperam. As águas abriram uma cratera de cerca de 20 metros na BR-489, num trecho a 6 km da cidade, sentido Itamaraju. Na periferia, as águas do córrego invadiram casas e há cerca de 500 desabrigados. No bairro São Brás, Adésia Coelho, 42, morreu eletrocutada ao pisar num fio de rede elétrica clandestina (gato).
A prefeitura decretou estado de emergência por 30 dias, e a Coordenação Estadual de Defesa Civil (Cordec) informou que ajudará a cidade com colchões, cestas básicas e que enviará técnicos. A BR-489, que até pouco tempo era estadual (BA), está sob a administração do Estado. Uma equipe técnica do Departamento de Estradas e Rodagem da Bahia (Derba) esteve no local da cratera para avaliar o estrago.
Após o ocorrido, cerca de 50 pessoas – a maioria de trabalhadores rurais – estavam sem saber como retornar para casa. A única forma de chegar a Prado está sendo pela BR-101, por Itamaraju e Teixeira de Freitas – distância de quase 200 km –, pois parte da estrada entre o distrito de Cumuruxatiba e a cidade também foi levada pelas águas.
No fim da tarde, a solução encontrada por alguns foi pagar por uma perigosa travessia de canoa, ao preço de R$ 5. Mulheres, homens, idosos e crianças embarcavam na aventura. Até as 17h, quando a equipe de A TARDE saiu do local, não havia ocorrido nenhum incidente.
Os desabrigados dos bairros São Sebastião, São Brás, Novo Tempo, Alameda do Atlântico e Portal do Prado estão sendo alojados em casas de parentes, escolas e quadras poliesportivas.
Salvador -Na capital, o temporal provocou acidentes, alagamentos e interrupção de fornecimento de energia elétrica em vários bairros da cidade. Os ventos fortes ainda arrancaram telhados de residências em Fazenda Grande do Retiro, Ribeira e Periperi. O incidente mais grave aconteceu nas escolas Raul Sá e Newton Sucupira, ambas em Mussurunga 1, onde sete alunos ficaram feridos.
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) apresentou balanço da Operação Chuva. O órgão atendeu, até as 23h55, 80 solicitações de emergência. Foram um alagamento de área, 22 ameaças de desabamento de imóvel, duas ameaças de desabamento de muro, 21 ameaça de deslizamento de terra, 15 ameaças de queda de árvore, sete árvore caídas, uma avaliação de imóvel alagado, quatro desabamentos parciais, cinco deslizamentos de terra e duas orientações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário