segunda-feira, 31 de maio de 2010

LULA

> Lula, que não entende de sociologia, levou 32 milhões de miseráveis e pobres à condição de consumidores; e que também não entende de economia; pagou as contas de FHC, zerou a dívida com o FMI e ainda empresta algum aos ricos.
> Lula, o analfabeto, que não entende de educação, criou mais escolas e universidades que seus antecessores juntos [14 universidades públicas e entendeu mais de 40 campi], e ainda criou o PRÓ-UNI, que leva o filho do pobre à universidade [meio milhão de bolsa para pobres em escolas particulares].
> Lula, que não entende de finanças nem de contas públicas, elevou o salário mínimo de 64 para mais de 291 dólares [valores de janeiro de 2010], e não quebrou a previdência como queria FHC.> Lula, que não entende de psicologia, levantou o moral da nação e disse que o Brasil está melhor que o mundo. Embora o PIG-Partido da Imprensa Golpista, que entende de tudo, diga que não.
> Lula, que não entende de engenharia, nem de mecânica, nem de nada, reabilitou o Proálcool, acreditou no biodiesel e levou o país à liderança mundial de combustíveis renováveis [maior programa de energia alternativa ao petróleo do planeta].
Lula, que não entende de política, mudou os paradigmas mundiais e colocou o Brasil na liderança dos países emergentes, passou a ser respeitado e enterrou o G-8 [criou o G-20].
> Lula, que não entende de política externa nem de conciliação, pois foi sindicalista brucutu; mandou às favas a ALCA, olhou para os parceiros do sul, especialmente para os vizinhos da América Latina, onde exerce liderança absoluta sem ser imperialista. Tem fácil trânsito junto a Chaves, Fidel, Obama, Evo etc. Bobo que é, cedeu a tudo e a todos.
Lula, que não entende de mulher nem de negro, colocou o primeiro negro no Supremo (desmoralizado por brancos) uma mulher no cargo de primeira ministra, e que pode inclusive, fazê-la sua sucessora.
> Lula, que não entende de etiqueta, sentou ao lado da rainha (a convite dela) e afrontou nossa fidalguia branca de lentes azuis.
> Lula, que não entende de desenvolvimento, nunca ouviu falar de Keynes, criou o PAC; antes mesmo que o mundo inteiro dissesse que é hora de o Estado investir; hoje o PAC é um amortecedor da crise.
> Lula, que não entende de crise, mandou baixar o IPI e levou a indústria automobilística a bater recorde no trimestre [como também na linha branca de eletrodomésticos].
> Lula, que não entende de português nem de outra língua, tem fluência entre os líderes mundiais; é respeitado e citado entre as pessoas mais poderosas e influentes no mundo atual [o melhor do mundo para o Le Monde, Times, News Week, Financial Times e outros...].
> Lula, que não entende de respeito a seus pares, pois é um brucutu, já tinha empatia e relação direta com George Bush - notada até pela imprensa americana - e agora tem a mesma empatia com Barack Obama.
> Lula, que não entende nada de sindicato, pois era apenas um agitador;.. é amigo do tal John Sweeny [presidente da AFL-CIO - American Federation Labor-Central Industrial Congres - a central de trabalhadores dos Estados Unidos, que lá sim, é única...] e entra na Casa Branca com credencial de negociador e fala direto com o Tio Sam lá, nos "States".
> Lula, que não entende de geografia, pois não sabe interpretar um mapa é autor da [maior] mudança geopolítica das Américas [na história].
> Lula, que não entende nada de diplomacia internacional, pois nunca estará preparado, age com sabedoria em todas as frentes e se torna interlocutor universal.
> Lula, que não entende nada de história, pois é apenas um locutor de bravatas; faz história e será lembrado por um grande legado, dentro e fora do Brasil.
> Lula, que não entende nada de conflitos armados nem de guerra, pois é um pacifista ingênuo, já é cotado pelos palestinos para dialogar com Israel.
> Lula, que não entende nada de nada;.. é bem melhor que todos os outros antecessores...!
Pedro Lima
Economista e professor de economia da UFRJ

PT DECIDE PELA CANDIDATURA DE PINHEIRO


Depois de um encontro reunindo a alta cúpula do PT baiano, o deputado federal Walter Pinheiro foi escolhido como candidato do partido ao Senado em detrimento do ex-governador Waldir Pires. A decisão foi tomada após votação precedida por um debate ao estilo tribunal. Enquanto cada postulante à indicação teve 15 minutos para discursar em seu favor e atrair o voto dos delegados, logo após dois “defensores” de cada um falou por cinco minutos. Do lado de Pinheiro, o deputado estadual Paulo Rangel e o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, expuseram seus argumentos. Jogando ao lado de Waldir, o prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, e o deputado federal Geraldo Simões apostaram suas fichas. Ao final, a votação confirmou ampla maioria de Pinheiro, em pleito que foi encarrado antes mesmo de todos os votos serem apurados dada a certeza da vitória do deputado. Agora, o caminho da chapa é apenas a confirmação na convenção do partido.

domingo, 30 de maio de 2010

Adriano participou da reunião de pais dos alunos da escola Davino Marques no povoado da Umbalbeira.

No dia 29 de maio pela tarde, Adriano participou da reunião de pais dos alunos desta vez na escola Davino Marques no povoado da Umbalbeira. Adriano destacou a importância do Programa Bolsa Família que é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza. Adriano ressaltou a necessidade de não permitir que as crianças faltem às aulas e que esse ano terá um recadastramento para todos os beneficiários do programa, destacou também o compromisso dos pais com o material escolar da criança.

Adriano participou da caminhada contra a evasão escolar.

No dia 29 de maio pela manhã, Adriano participou da caminha contra a evasão escolar no município de Conceição da Feira, organizada pela escola Hérlio Mascarenhas Cardoso. O evento contou com a participação das escolas: Yêda Barradas Carneiro, Góes Calmon e Vivaldo Bittencourt.
Adriano foi convidado para o evento por ser ex-aluno da escola Hérlio e por realizar vários eventos nesta escola que incentivam a permanência dos alunos.

Adriano participa de reunião com os pais no povoado do cruzeiro


No dia 28 de maio pela tarde, Adriano participou da reunião de pais dos alunos da escola Jessé Bittencourt Daltro no povoado do Cruzeiro. Adriano destacou a importância do Programa Bolsa Família, não só como política de transferência de renda, mas também como fator que prioriza a permanência de crianças e jovens na escola. Falou ainda do problema das faltas, recadastramento e o compromisso com o material escolar da criança.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Drica Moraes fará transplante de médula óssea



Drica Moraes, 40 anos, será submetida à ultima fase do seu tratamento contra a leucemia mieloide aguda. Depois das sessões de quimioterapia, a atriz passará por um transplante de medula óssea em cerca de 15 dias, de acordo com informações publicadas no site O Fuxico.
O procedimento cirúrgico será acompanhado pelo irmão da artista, Eduardo Moraes Rego Reis. Ele é médico e trabalha no setor de pesquisas sobre câncer, no Hospital Albert Einstein, na capital paulista.
Desde que recebeu a última alta médica, Drica tem se dedicado ao filho até chegar o dia da operação. A atriz descobriu a doença em fevereiro deste ano. No dia nove do mesmo mês, foi internada no Hospital Samaritano no Rio de Janeiro, após sentir tontura, fortes dores no corpo e desmaiar. Uma bateria de exames diagnosticou a causa do mal-estar como leucemia.

Três irmãs sofrem abuso sexual em Conceição do Almeida

Policiais civis da delegacia de Conceição do Almeida (a 159 km de Salvador) prenderam em flagrante na noite de terça-feira, 25, dois pedófilos que abusavam sexualmente de três irmãs de três, seis e 13 anos. Um deles é deficiente mental. José Raimundo dos Santos, de 50 anos, conhecido como 'Zé Perninha', é servidor municipal há 20 anos e trabalhava na delegacia da cidade como servente e ainda servia a comida dos presos. O outro acusado é José Geraldo Brito Velame, 51, encostado pelo INSS por ter deficiência mental e toma remédios controlados. Os dois são amigos e frequentavam a casa das garotas há muitos anos.
Eles davam R$ 2 e ameaçavam as garotas caso elas contassem para alguém. A denúncia chegou ao Conselho Tutelar na semana passada através de um telefonema anônimo. As conselheiras passaram então a monitorar sigilosamente a casa das três irmãs já que era rotina os dois frequentarem a casa.
“Depois ouvimos as crianças. As duas de seis e de 13 anos contaram que os dois iam na casa delas e mantinham relação com elas. A de 13 sofreu abusos dos oito até os onze anos com o José Geraldo, que é doente mental. A de seis é mais recente e era com os dois. Depois de comprovar o fato, nós acionamos o Ministério Público e a delegacia”, contou a conselheira tutelar Silvia Cerqueira Silva.
As garotas estão na casa dos pais, mas recebendo acompanhamento de uma assistente social e visitas diárias do Conselho Tutelar até a Justiça decidir o destino delas.
Segundo informações do delegado titular de Conceição do Almeida, Nei Brito, José Geraldo Velame mora em frente a casa das garotas e, assim como José Raimundo, gozava da confiança da família. Eles são acusados de abusar sexualmente da garota de seis anos. A de três ainda é uma suspeita que só poderá se confirmar ou não após o laudo pericial, que leva 30 dias para ser entregue.
“Pela urgência do caso, solicitei ao perito informações e ficou comprovado que a garota de seis anos não é virgem. A irmã mais velha foi abusada pelo José Geraldo durante cinco anos. Quando ela cresceu e ficou mais esperta, não permitiu mais os abusos. Então ele, e o amigo José Raimundo passaram a investir há um anos nas outras duas irmãs”, contou o delegado.
Nei Brito diz que há suspeitas de que a mãe das garotas, Eliete Ribeiro França, que é catadora de lenha, sabia dos abusos. Ela aparenta ter distúrbios mentais. “A mãe delas defende os dois e diz que as filhas estão mentindo. Como é uma família pobre, ela sustentou isso por dinheiro. A garota de seis anos contou com riqueza de detalhes tudo o que acontecia, o que eles faziam e como faziam. Entravam e saiam da casa delas e gozavam de confiança de todos”, disse o delegado. Na delegacia, os dois negam o fato e acusam as garotas de andarem sozinhas na rua. “Vivem na rua e só chegam em casa de madrugada. Deve ter sido outro homem porque eu não fiz nada”, alegou o servidor José Raimundo dos Santos.
O amigo dele, José Geraldo é deficiente mental e mora com a mãe. Vizinho das garotas, alegou não se relacionar nem com mulheres adultas. “Não quero mulher velha ainda mais criança. Eu durmo cedo. Entro lá na casa porque conheço todos eles. Dava R$ 2 para ajudar porque elas precisam”, justficou.
Os dois serão
indiciados por estupro com agravante por se tratar de menores. A pena varia de seis a 10 anos.

JW 'CRIME NÃO DARÁ BOM DESEMPENHO ELEITORAL'

O governador Jaques Wagner declarou ao Bahia Notícias que a morte do delegado Cleyton Leão, titular da 18ª DP de Camaçari vitimado em uma emboscada nesta quarta-feira (26), não deve ser aproveitada pelos seus adversários como trunfo político. O chefe do Executivo baiano entende o debate sobre a segurança pública, mas pede prudência nos pronunciamentos. “É natural que a oposição faça críticas, mas a gente espera maturidade. Há uma viúva, uma família e uma corporação sentindo uma perda. Isso não deve dar bom desempenho eleitoral para ninguém”, avaliou. O petista ponderou as dificuldades para combater o crime organizado e o tráfico de drogas, embora destaque que a sua gestão implementou avanços para coibir a violência. “Como em todo o combate, tem baixas. Nós sempre esperamos que não haja baixas, mas podem ocorrer, como, infelizmente, ocorreu com o delegado. É um risco intrínseco aos profissionais de segurança pública. Não adianta buscar culpados, e sim buscar soluções para o problema. A solução passa pelo aumento do efetivo, a melhoria da infraestrutura, a aquisição de viaturas, de tecnologia das atividades de inteligência e de armamento e a qualificação profissional. Vamos manter as medidas e, na medida em que houver espaço no orçamento, vamos convocar mais policiais. Um momento de perda como esse entristece todo mundo. Politizar ou partidarizar não adianta”, alertou .

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Adriano da inicio ao Projeto sobre o negro na Escola Dr. Edvaldo Brandão


No dia 26 de maio de 2010, Adriano realizou a abertura do projeto o negro na sociedade brasileira, na escola Dr. Edvaldo Brandão Correia na Rua Nova. O evento contou com a participação da Coordenadora de Gênero e Etnia da Secretaria de Educação Joseane Assis, Alunos da FACTAE, professores da escola e alunos.
Este projeto é muito importante, pois na nossa sociedade ainda existe o preconceito racial e nossas escolas têm um papel importante nesta luta.
O projeto será realizado nos dias 02 e 09 de junho.

sábado, 22 de maio de 2010

Estudantes da rede pública do Rio terão aulas de história da MPB


A partir de junho, a história da MPB (Música Popular Brasileira) será ensinada nas escolas da rede estadual fluminense. A iniciativa da Secretaria Estadual de Educação atende à Lei 11.769, que prevê o ensino de música na educação básica a partir de 2011.
Em parceria com o Instituto Ricardo Cravo Albin será levado para as salas de aula o projeto MPB nas Escolas, com a proposta de ensinar a origem da música popular, seus compositores e como eles influenciaram na formação da identidade cultural dos brasileiros.
De acordo com a secretária de Educação, Tereza Porto, o projeto surgiu de uma sugestão do vice-governador Luiz Fernando Pezão, que quando era prefeito de Piraí, no sul do Estado, implantou o ensino da música popular brasileira nas escolas do município.
"A proposta de ensinar a história da MPB nas unidades da rede estadual irá enriquecer a cultura musical dos nossos jovens, além de relacionar o que é dito nas letras com conteúdos de disciplinas como história, língua portuguesa e literatura", afirma a secretária.
As aulas se destinam aos alunos do ensino médio, mas não farão parte do currículo obrigatório. No primeiro momento, os estudantes vão receber aulas de história da MPB 16 unidades da rede que contam com o programa Ensino Médio Inovador, num total de 6.500 alunos.
Cada uma das unidades receberá um kit com seis DVDs, cartazes e livretos, material didático elaborado pelo Instituto Ricardo Cravo Albin. Caberá ainda à instituição criada pelo pesquisador e historiador da MPB Ricardo Cravo Albin orientar os professores para que o conteúdo da nova disciplina seja explorado da melhor maneira possível nas salas de aula.
Os estudantes terão a oportunidade de descobrir artistas de papel fundamental na MPB, dos mais diferentes gêneros. As aulas também vão resgatar as manifestações folclóricas, com suas músicas, coreografias e danças, destacando sua importância na preservação de valores e tradições.

Dilma sobe sete pontos e empata com Serra, aponta Datafolha


Pesquisa Datafolha publicada na edição impressa da Folha deste sábado mostra a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, empatada com o adversário tucano José Serra. Nesta última pesquisa, Dilma e Serra aparecem com 37% das intenções de voto, cada um. Marina Silva (PV) aparece com 12%.
A
íntegra da reportagem está disponível para assinantes do UOL e do jornal.
Esta é a melhor marca obtida por Dilma, que avançou sete pontos percentuais em relação à pesquisa de abril, quando aparecia com 30% das intenções de voto. Na mesma comparação, Serra perdeu cinco pontos percentuais. Já Marina segue estável com a mesma taxa de intenção de voto.
O levantamento foi realizado ontem e anteontem com 2.660 entrevistados. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.



sexta-feira, 21 de maio de 2010

Nobel da Paz para Lula, Por Mair Pena Neto


O prêmio Nobel tem uma ótima oportunidade de se redimir da escolha no mínimo polêmica do ano passado, quando entregou o Nobel da Paz a Barack Obama, e conferi-lo esse ano ao presidente Lula por seus esforços e determinação em evitar sanções ao Irã e que o mundo se encaminhasse para mais um conflito de conseqüências imprevisíveis.Não se trata de ufanismo ou patriotada. O Nobel da Paz é atribuído à pessoa ou instituição que “tiver feito a maior ou melhor ação pela fraternidade entre as nações, pela abolição e redução dos esforços de guerra e pela manutenção e promoção de tratados de paz".Ano passado, Obama recebeu o prêmio pelos “esforços para reforçar o papel da diplomacia internacional e a cooperação entre os povos”. Sua escolha foi muito criticada pelo seu pouco tempo na presidência dos Estados Unidos e pelo país estar envolvido em duas guerras, no Iraque e no Afeganistão. Pouco antes de receber o prêmio, Obama autorizara o envio de mais 30 mil soldados para o Afeganistão. O presidente norte-americano buscou justificar o paradoxo defendendo a guerra como instrumento de paz.Lula fez algo de muito mais concreto pela paz, sem nenhuma atitude belicista. Quando os governos ocidentais pareciam céticos sobre as intenções do programa nuclear do Irã, e os EUA e alguns países europeus pressionavam por novas sanções, ele empenhou seu prestígio, enfrentou todas as desconfianças e críticas e foi a Teerã com uma proposta objetiva para solucionar o conflito.O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, que recebeu Lula a caminho da capital iraniana e deu seu aval à missão, comentou que a visita de Lula a Teerã era “a última oportunidade” de uma solução negociada sem o recurso às sanções. O tempo corria contra a paz em um processo que se assemelhava muito ao vivido em relação ao Iraque e que terminou em guerra, ainda infinda.Lula trouxe de Teerã o compromisso iraniano de enviar urânio de baixo enriquecimento para a Turquia, onde seria enriquecido e devolvido ao país para fins pacíficos. Todos os pontos considerados essenciais pela comunidade internacional foram contemplados no acordo, que recebeu o apoio de China e França.Sem a má vontade da Casa Branca, a crise está resolvida. Os Estados Unidos continuam pressionando o Conselho de Segurança da ONU por sanções como se nenhum acordo tivesse sido obtido. Mesmo que consigam impor alguma medida, isso não encerrará o mérito das gestões levadas a cabo por Lula.O presidente brasileiro se consagrou esse ano como grande líder global, recebendo da ONU o prêmio “Campeão Mundial na Luta contra a Fome”, do Programa Mundial de Alimentos (PMA). Em Davos, no início do ano, foi homenageado com o título “Estadista Global” e a revista Time o elegeu o líder mais influente do mundo.Lula é reconhecido e festejado no mundo todo, com exceção da grande imprensa brasileira, e não há nenhum episódio este ano da mesma magnitude que seu papel no acordo com o Irã para merecer o Nobel da Paz.

Aluno de sétima série é condenado por bullying em Belo Horizonte

Um aluno da 7ª série do Colégio Santa Doroteia de Belo Horizonte (MG) foi condenado por prática de bullying contra uma colega de classe. A indenização, fixada pelo juiz Luiz Artur Rocha Hilário, da 27ª Vara Cível de Belo Horizonte, é de R$ 8 mil. A decisão é em primeira instância e ainda cabe recurso.A estudante disse que, em pouco tempo de convivência escolar, o menino começou a lhe colocar apelidos e fazer insinuações sobre a sua sexualidade. Ela afirmou ainda que procurou a coordenadora da 7ª série e que seus pais chegaram a conversar na escola, mas não tiveram respostas.Além de indenização por danos morais, a estudante requereu a prestação, pela escola, de uma orientação pedagógica ao adolescente. Para o magistrado, no entanto, não se deve impor ao colégio a orientação pedagógica de aluno. "O exercício do poder familiar, do qual decorre a obrigação de educar, segundo o artigo 1.634, inciso I, do Código Civil, é atribuição dos pais ou tutores", ressaltou.O representante do colégio declarou que todas as medidas consideradas pedagogicamente essenciais foram providenciadas. Os pais do menino afirmaram que há uma "conotação exagerada e fantasiosa" à relação existente entre os menores. Salientaram que brincadeiras entre adolescentes não podem ser confundidas com a prática do bullying. Afirmaram que o menor, após o ajuizamento da ação, começou a ser chamado de "réu" e "processado", com a pior conotação possível.

Dilma cresce e lidera em 7 Estados; Serra leva vantagem em SP e no PR

Pesquisa divulgada ontem pelo Vox Populi revela crescimento da candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, em sete Estados (SP, RJ, PE, BA, MG, PR e DF) em relação ao último levantamento de janeiro. Em outros dois Estados (PB e RN) a petista lidera, mas não há dados comparativos.O PSDB tem vantagem em São Paulo tanto na disputa estadual quanto na presidencial. O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, perdeu cinco pontos percentuais em relação à pesquisa de janeiro, mas está 14 pontos à frente de Dilma, que cresceu 12 pontos entre os paulistas.No Estado, o tucano Geraldo Alckmin supera a intenção de voto de Serra em sete pontos percentuais. Também tem mais larga vantagem sobre o petista Aloizio Mercadante, do que Serra em relação a Dilma no eleitorado paulista.Da mesma forma, no Rio, o candidato governista, Sérgio Cabral (PMDB), que disputa a reeleição, supera a intenção de voto de Dilma no Estado. Ambos lideram as pesquisas no Rio. O candidato do PSDB à Presidência tem intenção de voto no Rio superior ao do palanque estadual. Fernando Gabeira (PV), recebeu 19% das preferências, taxa muito próxima à do pré-candidato do PR, o ex-governador Anthony Garotinho (18%), que ainda não definiu sua opção presidencial. A pré-candidata do PV, Marina Silva, ganhou 3 pontos em São Paulo e perdeu um no Rio.Os dados mostram que os candidatos seguem a tendência dos resultados do primeiro turno da eleição presidencial de 2006, mas tanto Serra quanto Dilma ainda aparecem neste momento com taxas abaixo das registradas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e por Alckmin.O resultado da pesquisa nos Estados acompanha a maior exposição de Dilma, mas o grau de conhecimento da pré-candidata do PT ainda é inferior ao do seu principal concorrente. No Paraná, Dilma é desconhecida por mais da metade da amostra do eleitorado (51%) e tem 32% das intenções de voto, enquanto Serra é conhecido por 65% e recebeu 44% das intenções de voto. O candidato tucano à Presidência tem uma preferência superior ao candidato do seu partido ao governo do Estado, o ex-prefeito de Curitiba, Beto Richa. Isso se deve, provavelmente, à boa colocação do pedetista Osmar Dias, que divide o eleitorado paranaense na disputa estadual. Dias ainda não declarou em qual palaque vai subir, mas tende a ficar ao lado da candidatura governista, pois seu partido é da base aliada do governo.Em Minas, Dilma cresceu sete pontos. O palanque estadual é liderado pelo candidato governista Hélio Costa (PMDB). Entre os tucanos, Serra tem mais do que o dobro das intenções de voto do seu candidato estadual, Antonio Anastasia, enquanto Dilma está aquém de Costa.Em Pernambuco, Dilma já ultrapassou mais da metade da intenção de voto, seguindo o desempenho de seu candidato a governador, Eduardo Campos (PSB), que disputa a reeleição. No Estado, Serra tem um patamar inferior ao de seu candidato, Jarbas Vasconcelos (PMDB).Na Bahia, os dois candidatos ao governo estadual da base governista, Jacques Wagner (PT) e Geddel Vieira Lima (PMDB) somam 50% das intenções de voto enquanto Dilma tem 43%. Serra tem um patamar de intenção de votos semelhante ao de seu candidato local, Paulo Souto (DEM).
Fonte: Valor Econômico - Ana Paula Grabois e Fernando Taquari

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Serra afirma que campanha será difícil e pede mobilização da militância


Dias após a divulgação de duas pesquisas que indicam empate técnico com a petista Dilma Rousseff, o pré-candidato tucano à Presidência, José Serra, afirmou que a campanha deste ano será difícil e pediu mobilização da juventude do partido, em discurso na noite desta terça-feira em Fortaleza.
"A campanha é muito difícil. Estou otimista, mas vai ser uma parada. Quando entro numa luta, eu me jogo. Não parei nenhum dia desde que deixei o governo. A minha fábrica de adrenalina faz hora extra", afirmou.
Em recado aos militantes, Serra pediu motivação. "Não vamos estar movidos pela máquina. Vamos estar movido pela alma."
Mais cedo, Serra evitou comentar a pesquisa CNT/Sensus. "Pesquisa vai, pesquisa vem, e eu não comento, senão não vou fazer outra coisa. Agora nessa fase final vai ter pesquisa toda a semana. Daqui a pouco vai ter todo o dia."
Na pesquisa Vox Populi, divulgada no sábado, a ex-ministra da Casa Civil apareceu com 38%, contra 35% do ex-governador de São Paulo. A margem de erro também é de 2,2 pontos percentuais. Foram entrevistadas 2.000 pessoas entre os dias 8 e 13 de maio. A pesquisa foi registrada no TSE com o número 11.266/2010.
Já, na pesquisa CNT/Sensus, Dilma recebeu 35,7% das intenções de voto, enquanto o tucano ficou com 33,2%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi feita entre os dias 10 e 14 de maio, em 136 municípios de 24 Estados. Foram ouvidas 2.000 pessoas. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 11.548/2010.

Mês de abril teve 305 mil novos empregos

O Brasil registrou em abril o segundo melhor resultado mensal de criação de empregos desde 1992, quando o Ministério do Trabalho começou sua série de estatística. Foram geradas 305 mil novas vagas com carteira assinada, sendo 1,660 milhão de admissões e 1,355 milhão de demissões.
A criação de empregos está em ritmo tão acelerado neste ano que quase já se iguala ao desempenho obtido ao longo de todo o ano de 2009 (995.110 postos de trabalho). De janeiro a abril de 2010, houve a geração de 962.327 vagas - o que é recorde para o período.
Em abril, os setores que mais contribuíram foram os de serviços (96.583 de empregos), indústria (83.059) e construção civil (38.418). A previsão do governo é que sejam criadas 2,5 milhões neste ano.
Um dos principais motivos para o cenário favorável é o crescimento da economia. Hoje, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou que espera um aumento de 6% do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano.

Dilma faz ato em Brasília com prefeitos dos oposicionistas PSDB, DEM, PPS e PV

O PT reuniu em Brasília, na noite desta terça-feira, cerca de 1.000 prefeitos que apoiam a pré-candidatura de Dilma Rousseff, entre eles integrantes dos partidos de oposição que estão reunidos em torno do tucano José Serra --DEM, PSDB e PPS-- ou de Marina Silva (PV)
Os organizadores fizeram questão de dar prioridade e chamar à mesa, citar no microfone ou dar a palavra aos prefeitos da oposição, boa parte deles do PSDB de Minas, governado pelos tucanos. Nessas ocasiões, pessoas da plateia gritaram "chupa Serra".
Na mesa, estavam Dilma, o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), entre outros.
"Pela primeira vez fomos respeitados como entes federativos e não como pontinhos no mapa. Nunca perguntaram, aqui em Brasília, qual era o meu partido", discursou o prefeito de Itamonte (MG), Marcos Carvalho (PSDB). Também em discurso, o prefeito de Jaguariúna (SP), Gustavo Reis (PPS), afirmou que seguirá "aquela que for indicada pelo presidente Lula".
Antes do início do evento, a Folha já havia identificado a presença de prefeitos da oposição. "Sou Dilma por causa das políticas do governo, capilares, com muita responsabilidade social", disse à Folha a prefeita de Ibiaí (MG), Marinilza Soares Mota (PSDB). "Torço por ela, é importante a continuação da administração do país", afirmou o prefeito de Iporanga (SP), Ariovaldo da Silva Pereira (DM).
O evento do PT também buscou dar tratamento especial a integrantes do PP, partido que está dividido entre Dilma e Serra. Na mesa, e com direito a discurso, estavam o governador do Amapá, Pedro Paulo, e o ministro das cidades, Márcio Fortes.
"Muita gente ficou em dúvida de que lado o PP ficará. A sua presença aqui [de Márcio Fortes] mostra que o PP não vai ter dúvida de que lado vai estar", discursou o ministro Padilha.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Adriano Melo participa do congresso do PT em Salvador

Adriano esteve presente no congresso do PT em Salvador onde foi aprovado o nome de Jaques Wagner candidato a reeleição ao Governo da Bahia.
Estava também presente a Pré-candidata a Presidência da República Dilma Rousseff.Em discurso, Dilma salientou que a principal diferença do projeto petista em relação aos outros partidos é a preocupação com as necessidades dos mais pobres. “É o povo que é dono desse país e não o país que é dono do povo. Isso é que diferencia nosso projeto. Fizemos o que não queriam fazer antes. Nós elevamos a condição da população brasileira”, afirmou.
Segundo a pré-candidata, outra diferença entre o PT e a oposição é que, no governo petista, o Estado assumiu a obrigação de subsidiar a compra de moradias e a fornecer energia elétrica para a população de renda mais baixa.
Jaques Wagner, que foi ministro das Relações Institucionais do governo Lula no primeiro mandato, disse que a chegada de Dilma à Casa Civil da Presidência da República foi um divisor de águas para a gestão petista. Para ele, Dilma só conseguiu ser a pré-candidata do PT porque demonstrou competência na gestão e sempre superou as expectativas de todos nos projetos que eram coordenados por ela.

DOIS PREFEITOS DE ADVERSÁRIOS ADEREM A WAGNER


Na ensandecida disputa por votos pelo interior do estado, os candidatos ao Governo se valem de um velho jargão do futebol, de que jogo contra o rival direto vale seis pontos e não se cansam de conquistar apoios de prefeitos de partidos adversários. Neste sábado (15), o governador Jaques Wagner (PT) conseguiu de uma só vez desfalcar os dois concorrentes em um só evento. Angariou o apoio do prefeito Adão Filho (PMN), do município de Itaguaçu da Bahia, no Vale do São Francisco. O PMN declarou apoio à candidatura de Geddel Vieira Lima (PMDB), e Adão Filho é apadrinhado do deputado estadual Reinaldo Braga, do PR, que também está com Geddel. Outro prefeito também aproveitou para se aliar ao petista. Foi o prefeito Amauri Saldanha Lucena (DEM), de Mulungu do Morro, no centro-norte baiano. Wagner esteve na cidade para assinar a ordem de serviço da Adutora do São Francisco (1ª etapa), no valor de R$ 75 milhões. O fato é que antes mesmo de a partida começar, os vestiários já estão lotados dos tradicionais curumins que acompanham os jogadores na entrada do gramado e passam despercebidos da torcida.

CNT/SENSUS: DILMA TEM 35,7% E SERRA 33,2%


A pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, está em situação de empate técnico com o pré-candidato do PSDB, José Serra, na disputa eleitoral pelo Palácio do Planalto, de acordo com uma pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira (17). A cinco meses da eleição presidencial de outubro, Dilma aparece com 35,7% contra 33,2% de Serra, no cenário em que o entrevistado é confrontado com uma lista com 11 candidatos. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, o que justifica o empate técnico. A pré-candidata do PV, Marina Silva, tem 7,3%. No cenário em que apenas Serra, Dilma e Marina são apresentados aos entrevistados, o candidato do PSDB tem 37,8% e leva ligeira vantagem sobre Dilma que aparece com 37% e Marina 8%. Já no segundo turno simulado entre Dilma e Serra, a candidata petista soma 41,8% dos votos contra 40,5% do tucano. Em 1º de fevereiro, na última rodada divulgada pela CNT/Sensus, Dilma já aparecia empatada com Serra. O candidato tucano tinha 33,2% contra 27,8% da petista. Foram entrevistados 2 mil pessoas, em 136 municípios de 24 estados.

WAGNER COMEMORA PESQUISA NACIONAL

Se a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, preferiu cautela e não comentou a pesquisa Vox Populi, que a coloca à frente de José Serra (PSDB), coube ao governador Jaques Wagner (PT) festejar os números. "Eu nem esperava que ela (Dilma) já ultrapassasse agora, pensei que isso aconteceria a partir do início do programa eleitoral. Mas esse é um presente dos baianos para você", disse ele, que arrancou aplausos da militância presente no Congresso Estadual do PT, que oficializou a sua pré-candidatura à reeleição. Wagner aproveitou para anunciar que, na Bahia, estudos não oficiais apontam uma larga vantagem de Dilma sobre José Serra. "Aqui já são 50% para Dilma contra 25% do adversário", disse. "Seguramente por isso, para tentar correr atrás do prejuízo, eles vêm lançar a candidatura aqui", afirmou o governador, ao referir-se à decisão do diretório nacional do PSDB de realizar em Salvador, no próximo dia 12, a convenção que homologará a candidatura de Serra.

MARTA: GABEIRA ERA QUEM MATARIA O EMBAIXADOR


A ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, pré-candidata petista ao Senado, disse neste domingo (16), em encontro com militantes do seu partido, que a mídia tem dois pesos e duas medidas ao tratar do passado guerrilheiro de Dilma Rousseff (PT). Para a ex-prefeita, o pré-candidato ao governo do Rio Fernando Gabeira (PV) teve atuação mais efetiva contra a ditadura no sequestro do embaixador norte-americano Charles Elbrick, em 1969, mas não é cobrado devido à aliança com o PSDB. "Vocês notaram (...) que do Gabeira ninguém fala? Esse sim sequestrou. Eu não estou desrespeitando ele, ao contrário, mas ele sequestrou. Ele era o escolhido para matar o embaixador. Ninguém fala porque o Gabeira é candidato ao governo do Rio e se aliou com o PSDB. Então, ninguém fala". No Rio, Gabeira disse: "Vou ignorar essa acusação porque já faz muitos anos que ignoro as coisas que a Marta diz”, rebateu. Ele garante que "não é verdade" que tenha sido escalado para matar Elbrick. "Tenho uma visão bastante clara do sequestro. Hoje o condeno como forma de luta". Informações da Folha.

WALDIR É ACLAMADO SENADOR POR MILITANTES


Se internamente, o deputado Walter Pinheiro (PT) dispõe de mais forças políticas para ser o indicado a compor a vaga ao Senado na chapa de Jaques Wagner, o outro postulante, o ex-ministro Waldir Pires, mostrou que ainda dispõe de grande respeito com a massa petista, em especial dos delegados do partido em todo o estado. Quando teve o seu nome citado no plenário, lotado por cerca de 2 mil militantes, Waldir foi aclamado pelos simpatizantes que, em meio a tantas lideranças, só a presidenciável Dilma Rousseff contou com agraciamento parecido. Em entrevista ao Bahia Notícias, Pires disse que a motivação pública não o fará desistir da disputa, mas esse carinho já é motivo de satisfação, mesmo que não seja o dono do posto de senador. “Eu amo a política por causa desses gestos. A política nada mais é do que a ferramenta de construção de uma sociedade feliz. Assim eu fiz em toda a minha trajetória. Estou firme e forte na luta e espero que tudo seja resolvido da forma mais democrática possível”, declarou. O deputado Walter Pinheiro também viu seu nome aplaudido pelo plenário, mas ainda longe do “velho Waldir”.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Parente de bebê abandonado está preso


A mãe do bebê R.P.F., abandonado em um Ford Ecosport, no estacionamento do Condomínio Paralela Park, na noite da última segunda-feira, Camila Pedreira Frias, 20 anos continua com paradeiro desconhecido. Na quinta-feira, 13, a delegada colheu depoimento do detento José Arnaldo Lourenço dos Santos, padrasto da jovem, que negou envolvimento com a história.
Arnaldo está preso na Unidade Especial Disciplinar (UED), de segurança máxima, no Complexo Penitenciário do Estado, em Mata Escura. Ele é casado com Valquíria Pedreira dos Santos, mãe de Camila, há 15 anos. Valquíria também tem passagem pela polícia – foi presa em 1993 e 1998, por tráfico de drogas, em São Paulo e Mauá-SP.
Francineide não divulgou detalhes da oitiva, mas, segundo ela, Arnaldo disse que sequer sabia que a enteada estaria na Bahia. Oriundo de São Paulo, Arnaldo foi preso em 21 de janeiro, ao lado de sete parceiros, todos acusados de formar uma quadrilha de assaltantes de banco, tendo agido nos municípios de Itaetê e Santaluz, no interior da Bahia – no final de 2009.
“Mas ele não tem nada a ver com a história (do sumiço de Camila)”, adiantou a delegada. Na edição desta quinta, A TARDE publicou informação de que era o pai de Camila, André Donizetti Frias, 41, que estava preso na UED – o que chegou a ser confirmado por Isidoro Orge, superintendente de assuntos penais da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.
Entretanto, já na tarde desta quinta, o próprio Orge retificou a informação, confirmando se tratar de Arnaldo o interno da UED. O pai de Camila, André, continua na condição de foragido da Justiça de São Paulo, de acordo com Francineide.
André já esteve preso por roubo, tráfico de drogas, porte ilegal de arma (duas vezes em cinco dias) e por receptação de produto de roubo – em delegacias da Grande São Paulo e Bragança Paulista.


MANAUS: SECRETÁRIA MORRE EM QUEDA DE AVIÃO

A queda de um avião bimotor, modelo Seneca, na Zona Leste de Manaus (AM), na tarde desta quinta-feira (13), causou a morte de seis funcionários da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas. Entre os mortos estão a titular da pasta, Cínthia Régia, conforme informações do Corpo de Bombeiros. O acidente aconteceu por volta das 15h nas proximidades do Colégio Salesiano Dom Bosco Leste, no bairro de Zumbi dos Palmares. De acordo com a reportagem do portal Terra, nenhuma pessoa que estava na área foi atingida.

PT lança chapa Marta-Netinho na próxima semana


Os partidos que apoiam o senador Aloizio Mercadante na disputa pelo governo de São Paulo devem anunciar no final da próxima semana a chapa ao Senado que será formada pela ex-prefeita Marta Suplicy (PT) e o vereador Netinho de Paula (PC do B).
O PT espera apenas a oficialização da candidatura do empresário Paulo Skaf ao governo de São Paulo. Segundo o presidente do PSB paulista, deputado Márcio França, o lançamento da pré-candidatura do presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) deve acontecer na terça-feira ou na quarta-feira.
Enquanto isso, Mercadante já avisou ao Netinho que nas próximas sextas e sábados os dois farão viagens pelo interior do Estado. Amanhã, eles viajarão para São José do Rio Preto.
Nessas viagens, Marta não tem acompanhado os dois pré-candidatos. Dentro do PT ainda há alas que preferem o vereador Gabriel Chalita (PSB) como companheiro da ex-prefeita. A avaliação é de que Netinho tenho o mesmo tipo de eleitorado de Marta e Chalita poderia trazer para ela votos de eleitores próximos aos tucanos.
Além do PT e do PC do B, Mercadante ainda conta com o apoio de outros oito partidos - PDT, PR, PRB, PT do B, PTC, PRP e PSL.
Para a vaga de vice, o candidato será indicado pelo PDT, do deputado Paulinho da Força. Dois nomes foram sugeridos: a sindicalista Eunice Cabral, ligada aos trabalhadores do setor têxtil, e o ex-prefeito de Rio Preto Manoel Antunes.

Em propaganda do PT, Lula compara Dilma a Mandela


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, voltaram a estrelar a propaganda eleitoral de 10 minutos do partido exibida na noite desta quinta-feira em rede nacional.
Além de destacar a história pessoal e política de Dilma, Lula a compara com o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, que chegou ao cargo depois de 27 anos de prisão.
"Uma parte da história da Dilma me lembra muito a do Mandela. Uma vez o Mandela me contou que só foi para o confronto porque não deram outra saída pra ele. O tempo passou e ele virou um dos maiores símbolos da paz e da união no mundo", afirma Lula. Ele completa: "o que mais admiro na Dilma é a história dela".
A peça lembra a luta de Dilma durante a ditadura militar. "Foi uma época muito difícil. Vivíamos nas trevas", afirma a petista. O vídeo volta a dizer que ela não fugiu.
Enquanto Lula aparenta ler de improviso, Dilma lia o teleprompter. "Com Lula e Dilma, o Brasil cresceu como nunca", diz o locutor.
Usando o tucano símbolo do PSDB, a propaganda compara o governo Lula ao de Fernando Henrique Cardoso, citando uma série de números. A propaganda também coloca o pré-candidato José Serra como cogestor de FHC e Dilma, de Lula.
"Um belo dia em 2002, entra na minha sala uma mulher. Em apenas uma reunião, ainda quando ela era a secretária de Minas e Energia no Rio Grande do Sul, eu soube que a Dilma seria a minha ministra", afirma Lula.
"A cada dia, a Dilma se superava e superava as expectativas", conta Lula, destacando sua capacidade de "coordenação" e dizendo que ela participou das grandes decisões do governo.
Na peça, Lula tenta vender uma "Dilma Sudeste", região onde ela está pior posicionada nas pesquisas de intenção de voto. Ele diz que a petista tem a "ternura e sensibilidade" dos mineiros e "intrepidez" dos gaúchos.
Ministros do governo, como Fernando Haddad (Educação), Guido Mantega (Fazenda) e Paulo Bernardo (Planejamento), e o presidente da legenda José Eduardo Dutra também aparecem para avalizar Dilma.
Após trazer uma lista de programas do governo, a propaganda mostra Dilma conversando com pessoas que teriam sido beneficiadas por essas obras.

Folha online

quarta-feira, 12 de maio de 2010

GABRIELA DUARTE NÃO CONCORDA COM ATITUDE DA MÃE


Em ano de campanha eleitoral, é normal vermos celebridades envolvidas no processo das eleições, a expor seu voto ao apoiar este ou aquele candidato. Na história da democracia brasileira, Regina Duarte é uma das figuras mais conhecidas, depois que, em 2002, afirmou que tinha “medo” do PT em campanha pró-José Serra (PSDB). Em entrevista à Folha de S.Paulo, Gabriela Duarte, filha de Regina, disse não concordar com a atitude da mãe há oito anos. Confira esta e outras opiniões eleitorais na Coluna Entretenimento!

WALDIR NÃO DESISTE DE CANDIDATURA AO SENADO

Apesar da manifestação de apoio à candidatura do deputado Walter Pinheiro (PT) ao Senado, por parte da bancada do PT na Assembleia Legislativa, e da preferência do governador Jaques Wagner (PT) pelo seu ex-secretário, o concorrente na disputa pela vaga na chapa, o ex-governador Waldir Pires, assegura que não há consenso. Desta forma, Pires exige as prévias. “Não tirarei meu nome sem a deliberação do partido. O partido é democrático, então uma deliberação passa pela comunhão de todos”, disse. O deputado federal Geraldo Simões (PT), que defende o entendimento no partido sem a disputa interna, ressalva: “O partido é o senhor da decisão e as prévias são um instrumento do partido para decidir opções quando não há consenso". Segundo o Jornal A Tarde, se houver o pleito, na opinião de Simões, Waldir leva a vaga, mesmo com a manifestação pró-Pinheiro dos deputados estaduais Paulo Rangel, Fátima Nunes e J. Carlos (que consegue orientar grande parte dos militantes do partido), da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), da qual faz parte o ex-governador.

ESTAMOS COM VOCÊ WALDIR!

Adriano participa de festa em homenagem as mães

No dia 11 de maio, Adriano participou da festa realizada pela secretaria de educação e cultura para as mães da rede municipal de ensino. O evento contou com a participação da Secretária Ana Castelo, do Prefeito Val de Maninho, Diretoras, Professoras, Coordenadoras e das mães que lotaram o espaço da feira-livre, também teve sorteio de vários prêmios, deixando a festa bem animada.

WAGNER AGRADECE DOBRADINHA COM SERRA

Em uma das visitas do governador Jaques Wagner (PT) ao interior do estado, o chefe do Executivo estadual ficou tão empolgado com o apoio que terá de um prefeito do PSDB.Wagner elogiou a firmeza do gestor de Alagoinhas, Paulo César, por declarar que votará em José Serra (PSDB) para presidente da República e Jaques Wagner para governador da Bahia, disse que político “tem que ter lado. Não pode acender uma vela para Deus e outro para o Diabo.” Veja o vídeo.

JOSIAS GOMES SE DIZ INOCENTADO DO MENSALÃO


De volta à política depois de quatro anos, o ex-deputado Josias de Souza (PT), acusado de participar no esquema de caixa 2 de campanha conhecido como mensalão, diz estar “tranquilo” para a discutir o seu envolvimento no esquema. “Eu não tive nenhuma acusação que não tivesse sido respondida. Fiquei isento de todas elas”. Ele recorda: “Eu fui ao banco receber recursos do diretório nacional como presidente estadual do PT, prestei contas dos recursos que recebi. (...) Não me compete ir ao banco exigir a origem do dinheiro. Fui, a pedido do diretório nacional, buscar os recursos”, isenta-se. O ex-deputado destaca que, contra si, não há nenhum processo que não tenha sido julgado. Josias vai além e defende até a aprovação do projeto Ficha Limpa, que proíbe a candidatura de políticos condenados na Justiça. “Sempre fui (a favor), e não podia ser diferente”. Pondera, entretanto, que a decisão tem que ser colegiada, em um tribunal qualificado. “Vocês tem idéia de quantas pessoas são presas injustamente? No caso da política, se você tem um processo em que as indicações são todas de que a pessoa realmente tem culpa, a Justiça tem condições de julgar, para evitar que a gente tenha dúvida”.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Homem de esquerda

Ao se declarar um homem de esquerda, durante entrevista na CBN, o ex-governador José Serra deve:
1) Ter caído em desgraça na revista Veja;
2) Ter caído em desgraça no Instituto Millennium;
3) Ter caído em desgraça na Fiesp;
4) Ter caído em desgraça no Clube Militar;
5) Ter caído em desgraça na ANJ;
6) Ter caído em desgraça nos blogs de esgoto;
7) Ter caído em desgraça na TFP;
8) Ter caído em desgraça na UDR;
9) Ter caído em desgraça na CNA;
10) Ter caído em desgraça na CNI;
11) Ter caído em desgraça no DEM;
12) Ter caído em desgraça em Higienópolis;
13) Ter caído em desgraça nas Organizações Globo;
14) Ter caído em desgraça na Febraban;
15) Ter caído em desgraça no PSDB.
Então, fico imaginando quem, afinal, deverá votar em José Serra, o Vermelho:
1) Os 30 mil pernambucanos beneficiados pela plataforma de indústria naval fixada no estado como parte do PAC?
2) Os 60 milhões de brasileiros beneficiados pela distribuição de renda catalisada pelo Bolsa Família?
3) Os 32 milhões de brasileiros que saíram da condição de miseráveis à de consumidores?
4) Os 1,2 milhão de trabalhadores que recebem um salário mínimo que pulou de 60 dólares, da Era Tucana, para 200 dólares, no governo Lula?
5) Os trabalhadores sem-terra perseguidos no interior de São Paulo?
6) Os familiares dos motoboys assassinados pela PM paulista?
7) O delegado Protógenes Queiroz?
8) O juiz Fausto De Sanctis?
9) Os comunistas?
10) Os eleitores de Dilma Rousseff?
E, finalmente, alguém pode me explicar como é que um sujeito de esquerda pode aparecer todo sorridente numa foto ao lado da senadora Kátia Abreu? Seria um caso clássico de infiltração esquerdista nas hostes ruralistas?

A escola e as dificuldades de aprendizagem

Recentemente, o pai de um garoto com histórico de dificuldades de aprendizagem disse-me que a escola pediu acompanhamento extracurricular para o filho, e demonstrou desconforto com a situação, ao afirmar que era como se ele pagasse pelo material da escola para entregar ao professor particular, já que as aulas normais pareciam não acrescentar nada ao aprendizado do filho.A Folha deste domingo, dia 09/05, traz uma reportagem (adicionada aqui no MPost) que nos mostra que essa família não é a única a passar por essa situação. São recorrentes os relatos de pais em condição semelhante: filho defasado na escola tendo de apelar para aulas particulares.É certo que alguns aprendizes necessitam de um acompanhamento diferenciado de especialistas e/ou professores particulares. Mas isto deveria ser exceção e não regra. Embora o discurso oficial seja outro, em determinados colégios é crescente o número de alunos que possui ao menos um professor particular. Por que isto tem acontecido? Este não é um tema fácil de abordar, pois os fatores envolvidos se desdobram em vários outros.Em primeiro lugar, há opiniões diversas num mesmo segmento. Enquanto alguns pais não concordam com a indicação indiscriminada de professores particulares, pois entendem que é tarefa da escola dar conta do processo de aprendizagem de seus estudantes, há aqueles que vêem no fato de o filho ter um ou mais professores particulares um sinal de que a escola é puxada e, portanto, boa. Isto passa a ser um problema quando a instituição é questionada em seu projeto pedagógico: de um lado, o grupo de pais que acha que a escola deve ensinar de acordo com as necessidades, potencialidades e limitações de sua clientela e de outro, o grupo daqueles que acham que os alunos devem se adequar ao rigor da escola. O resultado desse embate tem sido quase sempre o mesmo, em diferentes instituições: problemas de aprendizagem tidos e tratados como problemas individuais. É nesta perspectiva que se encaixa o depoimento da uma das mães citadas na reportagem: A sensação que eu tenho é que a escola está nesse momento desistindo dele [do filho]. Me dizendo: eu não dou conta, chame uma outra profissional para complementar. Parece que as escolas só estão querendo ficar com os alunos que assegurem a elas um ótimo posicionamento no ranking no Enem.Eis um outro fator que torna a questão mais complexa: proposto inicialmente como um instrumento de avaliação, para o Ministério da Educação, da aprendizagem de todos os estudantes brasileiros do Ensino Médio a fim de auxiliar a elaboração de novas políticas educacionais, o ENEM passou a ser, para a população, critério de escolha da melhor escola. A divulgação do ranking anual fez com que muitos pais tirassem seus filhos das escolas não tão bem pontuadas para matriculá-los nas escolas mais bem posicionadas.Na rede particular de ensino, a consequência disso é de ordem econômica: para não quebrarem, ou ainda, para lucrarem mais, escolas passaram a visar os primeiros lugares desse ranking. E é aí que cabe a pergunta: as escolas que buscaram (ou buscam) uma melhor pontuação fizeram-no atingindo um grau de excelência no processo ensino/aprendizagem do conjunto de seus estudantes ou selecionaram seus alunos de modo a garantirem uma melhor nota?Alguns dos pais que optaram por “escolas mais fortes” têm entendido que esta pode ter sido uma escolha perversa, quando percebem que seus filhos normais até então passaram a ser vistos como defasados, lentos, dispersos, tornando-se estudantes desinteressados pelo conhecimento oferecido no ambiente escolar. Daí a diagnósticos como TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) e conseqüente uso de medicamento para melhorar o rendimento escolar é apenas um (perigoso) passo que deve ser evitado.No terreno da aprendizagem, o normal é a diversidade de ritmos e modos de apreensão do conhecimento. Toda escola deve ter, em seu projeto educacional, o objetivo de acolher as diferenças pessoais em torno de uma unidade. Mas o que temos assistido é, muitas vezes, a garantia da unidade pela eliminação das diferenças. É a riqueza e o colorido da vida ficando fora da escola.

A mãe de Raquel, 14, paga R$ 280 por mês pelas aulas particulares de ciências uma vez por semana durante todo o ano letivo
Leticia Moreira/ Folha Imagem

domingo, 9 de maio de 2010

Parabéns Mãe!

Adriano e sua Mãe Conceição
Quero dar parabéns a todas as mães. Àquelas que ainda têm seus filhos pequenos e se dividem entre os cuidados com eles e a necessidade de trabalhar e garantir seu sustento. Àquelas que, com seus filhos crescidos, perdem noites de sono preocupadas com sua segurança e com os perigos da vida.
O dia também nos leva a refletir sobre o papel de mãe nos dias hoje, mais amplo e importante do que nunca. São tempos em que as mulheres enfrentam grandes desafios. O principal deles: transcender o espaço doméstico, ocupar seu lugar na sociedade e, ao mesmo tempo, criar os filhos e formar o cidadão do futuro.
Parabéns para todas as mães pelo seu dia.
Abraços,
Adriano Melo

PSB confirma que apoiará o PT


O presidente do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, revelou hoje que o partido reunirá sua direção nacional no próximo dia 21 para formalizar o apoio à candidadtura do PT neste ano. O partido desistiu na semana passada de ter um nome para concorrer à Presidência da República.
As direções do PT e do PSB almoçaram hoje com Dilma Rousseff e trataram da aliança. A petista disse que está muito feliz com a decisão e que seu projeto ganha muito com a adesão dos PSB. “É uma decisão muito importante porque o PSB foi um aliado histórico do projeto do PT desde a redemocratização do país. Considero que nós temos uma visão de país comum e temos uma visão de projeto extremamente próxima. Por isso, eu fico muito feliz porque também tenho relações afetivas muito grandes com os integrantes do PSB”, disse Dilma.
Ela fez questão de falar novamente que nutre respeito e afeto pelo deputado Ciro Gomes, que pretendia se lançar candidato a presidente, e que conversará com ele sobre a aliança do PT e do PSB.
“Vou repetir o que eu disse ao longo de todo esse processo. Eu respeito, admiro e tenho a maior consideração pelo deputado e ex-ministro Ciro Gomes e, além disso, tenho relações afetivas com o deputado. E como eu disse tenho certeza que nós sempre estaremos do mesmo lado, porque eu conheço, sobretudo, a capacidade de luta e a lealdade do deputado. Farei sempre questão de procurá-lo, porque eu o considero um amigo”, comentou.
Campos afirmou que o PSB quer ajudar na construção do programa de governo e ajudar nas alianças regionais do grupo político que apóia Dilma. “Queremos participar no conteúdo do programa, na coordenação da campanha para que ela seja de todos [os aliados] e não de alguns partidos”, disse.

“Só quem fez no presente pode ter futuro”, afirmou Dilma

“É uma imensa sensação de vitória que sinto hoje”, disse a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, após o lançamento do navio petroleiro João Cândido no Estaleiro Atlântico Sul, em Ipojuca (PE). Ela disse que fez questão de comparecer ao evento porque ajudou na concepção do projeto de retomada da indústria naval brasileira.
“Esse é um evento muito especial para mim. Compartilho da luta para construir esse navio e esse estaleiro desde 2003. Fiquei emocionada quando o navio saiu com os rebocadores, porque diziam que a gente ia prejudicar a Petrobras se fizéssemos esses petroleiros no Brasil”, afirmou em entrevista coletiva.
Dilma lembrou que outra faceta importante do projeto é a mão-de-obra local, que antes vivia de bicos e agora tem emprego com carteira assinada. “Hoje é daqueles dias que a gente vê que vale a pena fazer política pública. Eu vim aqui porque tem um aspecto emocional nesse projeto.”
Ela ressaltou que esse é o legado do governo Lula: cumprir o que prometeu, mostrar o que fez e, assim, mostrar que pode fazer mais pelo país. “Meu projeto é de continuidade, mas também para avançar. Só quem fez no presente pode ter futuro. Tem gente que promete, mas eu acho que o povo distingue, porque nós fizemos e sabemos fazer mais.”
Segundo Dilma, nos últimos anos a oposição ao governo Lula foi aguerrida e bastante crítica, chegando a dizer que o petroleiro lançado hoje era um “navio de papel”, que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) não passava de uma “lista de obras”. “Acho que estamos mostrando que tem uma grande diferença.”
Questionada sobre as promessas da oposição, Dilma lembrou que o governo passado enterrou a indústria naval e que o povo sabe comparar quem fez os projetos necessários para o Brasil e quem apenas promete.
“Quando que o projeto deles [da oposição] ressuscitou a indústria naval? Pelo contrário, enterrou. Foi justamente com uma polêmica que o presidente Lula teve em 2002, se podia ou não fazer plataforma aqui, com representantes do governo anterior do PSDB. Então, acho que o que se vai cotejar no Brasil não são pessoas e sim projetos. Quem faz e quem não faz. Quem promete e quem faz. Quem tem histórico de realizações. Eu respeito os adversários, mas respeito muito também a inteligência do povo brasileiro”, salientou.O petroleiro João Cândido, lançado hoje, teve como madrinha a soldadora Josenilda Maria da Silva, que é uma das melhores funcionárias do Estaleiro Atlântico Sul e, por isso, ganhou o direito de fazer o batismo no lançamento do navio ao mar.
“Eu te batizo, João Cândido, que Deus te guie através dos mares e oceanos, protegendo sua tripulação dos ventos e tempestades. Que todas as suas missões sejam cumpridas e suas rotas sempre atingidas, abençoando-o durante toda sua jornada”, disse. Com 32 anos, antes de trabalhar no EAS, Josenilda passou cinco anos desempregada.

CANDIDATA DE MG É ELEITA MISS BRASIL 2010

A representante de Minas Gerais, Débora Moura Lyra, foi eleita no início da madrugada deste domingo (9), em São Paulo, a Miss Brasil 2010. A vencedora, que tem 20 anos e estuda jornalismo, representará o Brasil no Miss Universo. Em segundo lugar ficou a concorrente do Amazonas, Lilian Pereira, de 18 anos, que é estudante do curso de administração de empresas. A Miss Paraná, Marylia Bernardt, de 21 anos, foi a terceira colocada. Ela é modelo e cursa fisioterapia.

Programas de renda encolhem com Serra

Reportagem de Gustavo Patu, publicada na edição de hoje da Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal), informa que o Renda Cidadã e o Ação Jovem, os dois principais programas sociais de transferência de renda mantidos pelo governo paulista, encolheram ao longo da administração do tucano José Serra --que deixou o Palácio dos Bandeirantes em março para disputar a Presidência.
O pagamento desses benefícios caiu de R$ 279,5 milhões, em 2009, para R$ 198,9 milhões em 2009. Considerada a inflação, a queda chega a 38%. Os dois programas respondem juntos por cerca de 80% das despesas estaduais com transferências diretas de renda
O Renda Cidadão é uma espécie de Bolsa Família local, e gastará menos com o pagamento de benefícios em 2010 do que em 2006 --quando houve uma duplicação de verbas em ano eleitoral. Em 2010, houve nova ampliação no pagamento do benefício. O Ação Jovem, voltado para estudantes de baixa renda com idade de 15 a 24 anos, hoje é inferior ao do final do mandato de Geraldo Alckmin (PSDB).
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social atribui a queda no número de atendidos à melhora da renda no Estado no período.
Outro lado
Em nota enviada à Folha, o governo de São Paulo lista programas de outras modalidades para sustentar que a queda nas transferências diretas de renda a famílias não significa redução do gasto social como um todo nos últimos anos no Estado.
Entre esses programas estão o Vivaleite, que distribui o produto a crianças e idosos; os restaurantes Bom Prato, que oferecem refeições a R$ 1; o Acessa Escola, que paga bolsas a alunos que atuam como monitores em salas de informática; o PEQ (Programa Estadual de Qualificação).
O governo defende também que sejam somados aos resultados do Renda Cidadã as bolsas distribuídas em 2009 pelo PEQ, com valor de R$ 210 e duração de três meses (as bolsas do Renda Cidadã são de R$ 60, com duração de até três anos). Nesse caso, segundo o governo, o número de famílias atendidas no ano passado superaria o de 2006.
Leia a reportagem completa na
Folha deste domingo, que já está nas bancas.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Chico Xavier" ultrapassa 3 milhões de espectadores desde a estreia

filme "Chico Xavier", de Daniel Filho, levou 3 milhões de pessoas aos cinemas desde sua estreia, no dia 2 de abril. A cinebiografia do médium arrecadou mais de R$ 27 milhões e se mantém em terceiro lugar no ranking das maiores bilheterias deste ano no país. A produção segue no circuito nacional em 340 salas, com estreia em cidades do interior do Brasil. "Chico Xavier" bateu o recorde de maior abertura de uma produção brasileira nos últimos 20 anos, ultrapassando "Se Eu Fosse Você 2", também dirigido por Daniel Filho. Foram 586 mil pessoas em seu fim de semana de estreia.

Debates


Os principais presidenciáveis devem se encontrar no próximo dia 25 para um debate. José Serra, Dilma Rousseff e Marina Silva confirmaram presença no Congresso da Indústria da Fiesp.

TRE PROÍBE ADESIVOS DE PAULO SOUTO

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinou nesta quinta-feira (6), por meio de liminar, que o presidente do Partido Democratas (DEM), Paulo Souto, retire de circulação, no prazo máximo de 48 horas, os adesivos com a mensagem “Paulo Souto. Nesse eu confio”, que foi considerado pela Corte propaganda eleitoral antecipada. O descumprimento da ordem acarretará em pena de multa diária no valor de R$ 1 mil. A liminar é resultado de representação protocolada pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE-BA) no final de abril. O Tribunal determinou também a suspensão de toda e qualquer distribuição do referido material. Na apuração, o TRE constatou a intenção do segundo representado na ação, Raimundo Dias Viana, em promover a candidatura de Souto por meio do adesivo afixado em seu próprio veículo. Para o procurador Regional Eleitoral, Sidney Madruga, não há dúvidas de que o objetivo da propaganda é lançar, de forma ostensiva e prematura, a candidatura de Paulo Souto ao governo estadual. "A veiculação dos adesivos se constitui em verdadeira burla à legislação, ao difundir, em época proibida, o nome de um eventual candidato, com o objetivo de facilitar a sua receptividade durante o período de campanha eleitoral, além de acarretar franca desvantagem aos demais concorrentes", afirma o procurador. A PRE aguarda, agora, o julgamento do mérito da representação, na qual pediu a condenação de Souto e de Viana ao pagamento de multa, que pode variar entre cinco mil e R$ 25 mil.

VÁRZEA: GOVERNADOR ENTREGA 4 POSTOS DE SAÚDE

O governador Jaques Wagner inicia a sua maratona deste final de semana com a entrega de quatro postos de saúde, no sábado (8) às 9h na zona rural do município de Várzea Nova. Os povoados beneficiados são: Barracas, Cruz das Almas, Várzea da Praia e Várzea do Meio. O investimento é de R$ 491,2 mil. Segundo o governo, já são 350 postos construídos ou reformados e outros 150 que estão em obras.

Alunos cujas famílias recebem dinheiro do Bolsa Família apresentam melhores índices de aprovação e abandono escolar que os estudantes regulares da rede pública brasileira. Esse é o principal resultado do cruzamento de informações entre o Educacenso e o Sistema Presença, ferramenta do Ministério da Educação (MEC) que verifica se os filhos dos beneficiados do principal programa social do governo federal estão indo à escola.De acordo com dados cedidos ao Valor pelo MEC, dos 500 mil alunos do ensino médio de 16 e 17 anos que recebem o Bolsa Família 81,1% passam de ano, enquanto a taxa de aprovação média dos mais de 7 milhões de jovens do censo escolar de 2008 no antigo colegial é de 72,6%. O índice de abandono da escola nesse ciclo educacional chega a 7,2% entre os beneficiários de transferência de renda do governo e 14,3% entre o total geral de estudantes contabilizados pelo Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão de estatísticas do MEC.No ensino fundamental, que concentra mais de 30 milhões de crianças matriculadas da 1ª à 8ª séries, a taxa de evasão dos mais de 9 milhões de alunos beneficiários do Bolsa Família é de 3,6%. O restante dos estudantes dessa etapa apresenta índice de 4,8% de abandono da escola. Em termos de aprovação, os alunos do ensino fundamental que não recebem apoio social têm melhor desempenho, com taxa de 82,3%, ante média de 80,5% daquelas crianças cujos pais recebem recursos federais.Segundo Daniel Ximenes, diretor de estudos e acompanhamento das vulnerabilidades educacionais do MEC, a diferença de desempenho – em termos de frequência e rendimento – está diretamente relacionado com os benefícios do Bolsa Família recebidos pelas famílias pobres.“A transferência de renda condicionada provoca alerta e cobrança por parte dos pais e reforça o desafio de fazer as crianças permanecerem na escola com maior regularidade. No longo prazo, isso ajuda a corrigir trajetória ruim no processo educacional brasileiro entre crianças e jovens da turma da pobreza”, afirma Ximenes.O diretor do MEC aproveitou para divulgar resultado do mais recente monitoramento de frequência escolar do Bolsa Família, referente aos meses de fevereiro e março. O balanço mostra que 95% dos 14,117 milhões de crianças e jovens beneficiários com identificação escolar cumprem a regra de frequência exigida pelo programa. O acompanhamento revela que 276,9 mil alunos estão abaixo da exigência e 322,9 mil sequer têm um registro de frequência, totalizando quase 600 mil crianças em situação irregular.Nesse caso, os beneficiários podem ser punidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social, que coordena o programa. Para receber o benefício do Bolsa Família em dia, uma das condicionalidades é que os pais matriculem os filhos na escola. Os alunos de até 15 anos precisam manter participação de, no mínimo, 85% das aulas a cada mês. A determinação para adolescentes de 16 e 17 anos é de frequência a pelo menos 75% das aulas.
Fonte: Jornal Valor Econômico

Serra não nasceu ontem. Nem nós.

Um cidadão que tivesse ficado perdido numa ilha deserta nos últimos 25 anos e lesse o noticiário de hoje na internet era capaz de acreditar que José Serra não poderia ser candidato à Presidência da República, por ainda não ser maior de idade.
Pois só assim se justificaria o que ele diz na
Folha Online: “Não me coloco como oposição ou situação. Eu me coloco como candidato para o futuro. Política para mim não é Fla-Flu, nem Grêmio versus Internacional”.
Muito bem, candidato, então o senhor nasceu ontem? Não existe candidato para o futuro sem que se conheça o seu passado.
Como o eleitor pode saber que Serra é um bom candidato para o futuro? Com base em que saberá que ele tem condições de levar o país adiante?
Na política existe uma coisa muito importante chamada trajetória. Serra não nasceu ontem nem é um novato na política. O seu lado está muito bem definido e o que parece é que ele tenta esconder o que representa. José Serra é, como chama a mídia, um tucano de alta plumagem. Participou e participa de todas as decisões do partido e foi integrante ativo e fundamental nos oito anos do governo Fernando Henrique Cardoso.
Apoiou e defendeu com gosto o processo de privatização das empresas públicas, do desmonte das redes de apoio social, da desregulamentação das relações de trabalho, da redução do papel do Estado e da entrega da economia ao mercado.
No governo tucano em que Serra foi ministro, o país quebrou duas vezes e precisou ir de pires na mão ao FMI. A subserviência brasileira era tal que o ministro das Relações Exteriores aceitou tirar os sapatos para entrar nos Estados Unidos.
Tudo isso é público e notório. Só José Serra não sabe, não viu e não fala. Ele reeditou o esqueçam o que escrevi de FHC e lançou o esqueçam que existi.
Estou começando a achar que aquele site “Gente que Mente” não ganhou este título para fazer baixaria contra Dilma e Lula.
Foi autocrítica tucana, mesmo.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Criança leva pedras de crack para creche em São Paulo

Uma menina de 4 anos levou ontem para a creche em Piracicaba, no interior de São Paulo, pouco mais de 80 pedras de crack. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública, a menina tirou 83 pedras de crack da mochila para mostrar para as coleguinhas de uma creche municipal, dizendo que era "farinha" da sua mãe. A professora recolheu as pedras, que foi levada para a delegacia. Segundo a polícia, as pedras totalizavam 24,1 gramas.
A mãe da menina, uma faxineira de 22 anos, foi localizada e conduzida até a sede da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise) e foi autuada em flagrante por tráfico de entorpecentes. Enquanto o flagrante era elaborado, um telefonema da escola informava que dois homens chegaram num carro e começaram a coagir professores e funcionários com gritos e ameaças.
Os guardas civis voltaram à escola e abordaram o carro, que estava estacionado nas imediações, com dois ocupantes. Os dois suspeitos saíram correndo do carro, mas um pedreiro de 48 anos acabou detido e autuado em flagrante por coação no curso do processo (por ter gritado e ameaçado as testemunhas).
A criança foi entregue ao Conselho Tutelar do município. O pedreiro foi levado ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Piracicaba e a faxineira está numa carceragem pública, à disposição da Justiça.

Dilma e Temer acertam a vice-presidência


BRASÍLIA (Reuters) - A pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, acertou com o presidente do PMDB, Michel Temer, a vaga de vice na chapa presidencial. Em um jantar entre os dois na noite passada, o primeiro desde que o presidente da Câmara passou a ser cotado à vaga, ambos decidiram juntar esforços para construir palanques únicos nos Estados.
O objetivo do encontro foi mostrar unidade e acenar com um acordo eleitoral cuja formalização está prevista para o mês que vem. Antes disso, é preciso resolver entraves em terrenos importantes como Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país, palco de disputa entre PT e PMDB.
"Eu ouvi com muita alegria da pré-candidata Dilma que se, eventualmente, o PMDB me indicasse para a vice, ela receberia (a indicação) com muito agrado", afirmou Temer a jornalistas, ao lado da ex-ministra, ao sair do jantar.
Com muito cuidado, nenhum dos dois saiu da reunião proferindo anúncios. Mas também não há dúvidas hoje de que o partido de Michel Temer chancelará seu nome.
A convenção da legenda ocorrerá somente na segunda semana de junho, quando o casamento será sacramentado.
"Considero ele um nome muito importante na questão da pré-candidatura a vice. Não posso chamar de noivado nem pré-casamento, porque é uma decisão que a partir de agora vai amadurecer também no PMDB. A gente não pode nesse momento atropelar nenhum processo", completou a pré-candidata ao ser questionada.
"Nos interessa a aliança estratégica entre PT e PMDB com vistas à disputa de 2010. Dentro dos nomes apresentados ou cogitados destaca-se o do presidente da Câmara federal...Ele tem todas as credenciais para pleitear a pré-candidatura a vice", adicionou.
Temer fica fortalecido. Sua indicação nunca foi vista com entusiasmo no Planalto. A questão é que somente ele é capaz de reunir o maior número das forças partidárias para fechar a aliança.
"Nós dois agora temos que fazer muito esforço para fazer um ajuste definitivo nos Estados", adiantou o dirigente, para quem ainda são necessárias costuras políticas também no Pará e na Bahia.
Esse foi o principal passo dado até agora no sentido de celebrar o consórcio nacional com os peemedebistas, maior sigla do Brasil e legenda com maior número de prefeitos e governadores. Maior bancada da Câmara, o partido tem em sua vitrine o maior tempo de TV para propaganda eleitoral.
O encontro ocorreu no mesmo dia em que o PSC, da base de sustentação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, decidiu aderir à campanha do pré-candidato do PSDB, José Serra. Isso dará a ele cerca de 50 segundos a mais de programa.
O PP, também do campo governista, é igualmente cortejado por Serra e pode levar a vaga de vice caso decida acomodar-se na coligação oposicionista. Nesse caso, o senador Francisco Dornelles (RJ) completaria a chapa.
(Reportagem de Natuza Nery)