sábado, 31 de julho de 2010

Marta Suplicy lidera corrida ao Senado em SP, aponta Ibope

Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (30) mostra a candidata Marta Suplicy como a primeira colocada nas intenções de voto para o Senado. É a primeira pesquisa do instituto após a oficialização das candidaturas.
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo. As entrevistas foram realizadas entre terça-feira (27) e quinta-feira (29). Os resultados da pesquisa estimulada são os seguintes:
CANDIDATOS INTENÇÕES DE VOTO
Marta Suplicy (PT) 31%
Quércia (PMDB) 20%
Romeu Tuma (PTB) 19%
Ciro (PTC) 18%
Netinho (PC do B) 18%
Moacir Franco (PSL) 5%
Aloysio Nunes (PSDB) 4%
Ana Luiza (PSTU) 3%
Dirceu Travesso (PSTU) 2%
Serpa (PSB) 2%
João André Dorta (PCO) 1%
Marcelo Henrique (PSOL) 1%
Mazzeo (PCB) 1%
Ricardo Young (PV) 1%
Ernesto Pichler (PCB) 0%
Toni Curiati (PP) 0%
Citou apenas 1 candidato 14%
Branco/ Nulo 25%
Indecisos 36%

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE/SP) sob o protocolo 57764/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo 20791/2010.

Dilma abre cinco pontos sobre Serra, segundo pesquisa Ibope


Mais uma pesquisa eleitoral mostra a candidata Dilma Rousseff como a preferida do eleitorado. Contratado pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, o Ibope divulgou hoje uma pesquisa que aponta Dilma com 39% das intenções de voto, contra 34% do candidato da oposição José Serra. Marina Silva, do PV, tem 7%. Segundo o Ibope, 12% do eleitorado ainda estão indecisos. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais.
Num possível segundo turno entre Dilma e o tucano, ela teria seis pontos de vantagem. A candidata é citada por 46% dos entrevistados, contra 40% do adversário. O Ibope realizou 2.506 entrevistas em 174 municípios de todo o País, entre os dias 26 e 29 de julho
No levantamento anterior do Ibope, Dilma e o candidato tucano estavam empatados com 36%. Marina tinha 8% das citações. A pesquisa também apontava empate entre os dois numa disputa de segundo turno, com 43%.
Na semana passada, o Instituto Vox Populi já havia mostrado a preferência do eleitorado por Dilma. A candidata petista liderava com 41%, contra 33% do adversário. Dilma está à frente nas preferências de acordo com três institutos (Vox Populi, Sensus e Ibope) e empatada em apenas um (Datafolha).
O Ibope também divulgou a avaliação da população sobre o governo Lula. A pesquisa mostra que 77% dos entrevistados consideram a gestão petista ótima ou boa. Outros 18% disseram que o governo é regular. Só 4% consideraram o governo ruim, e 1% não respondeu.
Governadores
No Rio de Janeiro, o governador Sérgio Cabral lidera as pesquisas em busca da sua reeleição. O peemedebista tem 58% das intenções de voto, contra 14% do deputado Fernando Gabeira (PV). Eduardo Serra, do PCB, é citado por 2% dos eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais.
O ex-ministro das Comunicações, o senador Hélio Costa (PMDB), lidera com folga a pesquisa em Minas Gerais. Ele tem 39% das intenções de voto, contra 21% do segundo colocado, o governador Antônio Anastasia (PSDB). Vanessa Portugal, do PSTU, é lembrada por 2% do eleitorado. Segundo o levantamento, 25% dos mineiros estão indecisos.
Comprovando seus altos índices de aprovação, o governador Eduardo Campos, do PSB, lidera as pesquisas com 60% das intenções de voto. O candidato de oposição a Campos e Dilma, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), está em segundo: 24%. A margem de erro é de dois pontos percentuais. E 8% disseram estar indecisos.

ADRIANO VISITA QUATRO CIDADES DO RECÔNCAVO COM SHEILA VARELA






No dia 26 de julho Adriano esteve em quatro municípios do Recôncavo com a candidata a Deputada Estadual Sheila Varela.
Foram realizadas reuniões em Sapeaçu e Castro Alves, na cidade de Governador Mangabeira Adriano e Sheila reuniram-se com professores e por fim na cidade de Muritiba foi realizado um grande evento de lançamento da candidatura de Sheila nesta cidade.
Todos os eventos tiveram a orientação de Adriano, já que ele é responsável pela campanha de Sheila na região do Recôncavo.

23 DE JULHO EM CONCEIÇÃO DA FEIRA


Adriano participou das festividades do 23 de julho, sessão na câmara de vereadores, desfile cívico e da festa popular com bandas locais e da banda no estilo.
A oradora oficial da sessão solene foi à professora Idália Marques, que falou muito bem sobre o nosso município, relembrando pessoas que fazem parte de nossa história.

ADRIANO PARTICIPOU DA AUDIÊNCIA DO PAC 2 EM CONCEIÇÃO DA FEIRA




No dia 22 de julho Adriano participou da audiência pública sobre o PAC 2 em Conceição da Feira no salão nobre da Prefeitura Municipal.
Foram discutidas algumas propostas para serem incluídas no programa de aceleração do crescimento 2, que beneficiará cidades como conceição da feira menor de 40 mil habitantes.
A segunda versão do plano terá papel fundamental para evitar tragédias decorrentes de enchentes e chuvas, como as ocorridas no Rio de Janeiro e, mais recentemente, em Alagoas e em Pernambuco. O PAC 2 prevê recursos para as áreas de risco, principalmente para a contenção de encostas, pavimentação e saúde.
Participaram do evento, o Prefeito do município, lideranças comunitárias, secretários e o engenheiro da prefeitura.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Mais de 10 mil pessoas foram ao Gigantinho em Porto Alegre



O ginásio Gigantinho em Porto Alegre (RS) ficou completamente lotado, com mais de 10 mil pessoas, para acompanhar o primeiro comício que reuniu na cidade a candidata a presidente Dilma Rousseff, o presidente Lula e o candidato a governador Tarso Genro. Ao chegar ao local, todos se emocionaram com o clima e o colorido das bandeiras. Dilma Roussef fez questão de falar sobre o sentimento de gratidão que tem pelo povo do Rio Grande do Sul, que a acolheu em um momento difícil de sua vida. Também reafirmou seu orgulho por ter integrado o governo Lula, que “tirou o país da escuridão”, numa referência à herança deixada pelo governo anterior em 2002. Ela disse que terá a honra de continuar a avançar nas conquistas na Saúde, Educação e Segurança Pública.Dilma referiu-se aos seus adversários na disputa e afirmou que “eles tem duas caras: quando governam esquecem dos pobres”. A candidata enfatizou que Lula é o melhor presidente que o Brasil já teve porque pensa em melhorar a vida da população.
A candidata frisou, ainda, que o Rio Grande do Sul teria parado se não fosse Lula. Para ela, Tarso Genro é um dos homens de mais capazes do país e que vai colocar o estado no ritmo de crescimento do Brasil.Em seu discurso, Tarso salientou a confiança na vitória nas eleições deste ano. Segundo ele, seu governo vai recuperar a capacidade de desenvolvimento do estado e resgatar o que fizeram os governos democráticos no Rio Grande do Sul. O ex-governador Olívio Dutra afirmou que o povo brasileiro não quer voltar para trás, por isso é preciso eleger Dilma presidente. E clamou à militância: “Cada um de vocês é tão candidato quanto Tarso, Paim, Abgail e Dilma, e tem compromisso com esta Unidade pelo Rio Grande e pelo Brasil. Vamos rumo à vitória”.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Datafolha aponta perda de vagas da oposição no Senado



A oposição corre risco de redução do número de senadores nos oito principais colégios eleitorais do país, revela o Datafolha. Segundo pesquisa realizada em sete Estados (SP, MG, RJ, PE, BA, RS e PR) e no Distrito Federal, a bancada de PSDB e DEM cairia à metade (de seis para três) se a eleição fosse hoje.
Integrante da oposição, o PPS elegeria um senador: Itamar Franco, em Minas.
Segundo a pesquisa, realizada em parceria com a TV Globo, de 20 a 23 deste mês, a bancada do PT dobraria, de dois para quatro senadores.
Excluído o PMDB, que perderá dois governistas e elegeria ao menos dois independentes, a base governista subiria de oito para dez nesses colégios eleitorais. A oposição cairia de seis para quatro.
Entre essas 16 vagas em disputa (duas para cada colégio), haverá renovação de, no mínimo, 62% e a eleição de ao menos nove novatos.
Realizada a 71 dias da eleição, a pesquisa ainda não registra o esforço dos principais cabos eleitorais em apoio a seus candidatos.
Aliado do presidenciável José Serra (PSDB) e potencial beneficiário da divulgação do 45 em São Paulo, Aloysio Nunes Ferreira aparece em sétimo lugar _com apenas 4%, e tecnicamente empatado com Ana Luiza, do PSTU.
Em Minas, o candidato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Pimentel (PT), tem 23% e está em terceiro lugar, atrás do ex-governador tucano Aécio Neves (62%) e de Itamar (41%).
Na Bahia, o petista Walter Pinheiro --candidato do governador Jaques Wagner (PT)-- é o terceiro, com 20%.
Como a margem de erros é três pontos, para mais ou para menos, Pinheiro está encostado em Lídice da Mata (PSB), 26%. O senador Cesar Borges (PR) lidera, com 34%.
No Rio, Marcelo Crivella (PRB) tem 42%, e o ex-prefeito Cesar Maia (DEM), 31%.

Marta lidera disputa pelo Senado em SP



A petista Marta Suplicy lidera a corrida pelo Senado em São Paulo, diz o Datafolha. O senador Romeu Tuma (PTB) e o ex-governador Orestes Quércia (PMDB) estão tecnicamente empatados na disputa pela segunda cadeira reservada a São Paulo.
Segundo a pesquisa, realizada dos dias 20 a 23 em parceria com a TV Globo, Marta conta com 32% das intenções de voto. Tuma tem 22%, e Quércia, 21%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.
Um dos principais articuladores políticos do presidenciável José Serra, o ex-secretário Aloysio Nunes Ferreira está em sétimo lugar, tecnicamente empatado com Ana Luiza (PSTU).
No horário eleitoral, ele colará sua imagem à de Serra e à do candidato a governador Geraldo Alckmin.
Interessada em herdar o segundo voto dos eleitores tucanos, Marta investirá num programa de TV independente da campanha do PT para o governo encabeçada por Aloizio Mercadante.
Quércia tentará conquistar o eleitorado de Alckmin, num programa casado ao do PSDB em rádio e TV.
Na disputa, o senador Tuma padecerá de falta de tempo no horário eleitoral.
Segundo o Datafolha, Ciro Moura (PTC) tem 19% de preferência, enquanto o vereador Netinho (PC do B) aparece com 15%. O cantor Moacyr Franco (PSL) tem 9%. O Datafolha ouviu 2.083 eleitores.

sábado, 24 de julho de 2010

Multidão acompanha Wagner em Feira de Santana












O governador e candidato à reeleição Jaques Wagner ironizou no dia 23, à tarde, em Feira de Santana, a postura dos adversários que criticavam a construção do Hospital da Criança, que será inaugurado na cidade. "Eles diziam que Feira não precisava de um Hospital da Criança. Agora quero ver o que eles vão falar sobre a obra, que será o maior hospital de todo Norte e Nordeste", afirmou.Wagner ressaltou também a importância da escolha da cidade para abrigar a primeira caminhada da campanha. "Feira é o portal do sertão e foi escolhida para abrir a campanha nas ruas pela sua importância", disse.Mais de três mil pessoas, acompanharam o governador e a chapa majoritária da coligação "Pra Bahia Seguir em Frente", com Otto Alencar, candidato a vice, Lídice da Mata e Walter Pinheiro, candidatos ao Senado.Candidatos à Assembleia Legislativa e Câmara Federal, além de prefeitos de cidades vizinhas, também participaram do evento.O governador voltou a falar sobre sua presença em debates. Jaques Wagner reafirmou que vai participar de todos os confrontos em rádio e TV, mas que, diferente dos demais candidatos, ele ocupa duas funções. "Eu não sou apenas candidato, eu também sou governador e preciso conciliar as duas ocupações", reiterou. Wagner pediu a militância que, mesmo com a boa posição nas pesquisas, destine toda sua energia para ajudar sua candidatura. "Sapato alto só fica bom em nossas mulheres quando elas saem para um casamento ou baile", brincou.

Jaques Wagner pode se reeleger na Bahia no primeiro turno


Com 44% das intenções de voto, o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), seria reeleito no primeiro turno se a eleição fosse hoje. Somados, os seus adversários alcançam 38%.
De acordo com o Datafolha, o petista lidera a disputa com 21 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Paulo Souto (DEM), que tem 23%. Em terceiro lugar aparece Geddel Vieira Lima (PMDB), com 13%.

Os candidatos Luiz Bassuma (PV) e Professor Carlos (PSTU) têm 1% cada um. Marcos Mendes (PSOL) e Sandro Santa Bárbara (PCB) não pontuaram.
Não opinaram 14% dos eleitores, e outros 5% disseram que votarão nulo ou em branco.


Serra é recebido com ovo em caminhada em Santa Catarina


O candidato à Presidência José Serra (PSDB) por pouco não foi atingido por um ovo nesta sexta-feira (23) à tarde, quando chegava ao Mercado Público de Florianópolis para uma caminhada.
Um manifestante não identificado jogou um ovo na direção do tucano logo que ele chegou ao local, por volta das 14h. O ovo acertou um dos seguranças que acompanhava o candidato. A informação é da Guarda Municipal.
O manifestante foi detido imediatamente pela guarda, que o encaminhou à delegacia. Como ninguém compareceu ao local para registrar um boletim de ocorrência, ele foi solto cerca após uma hora.
A Guarda Municipal não soube informar nome e idade do rapaz, nem se ele era ligado a algum partido político.A assessoria de Serra não havia se manifestado sobre o incidente até o final da tarde de hoje.

Serra e Dilma continuam empatados na corrida presidencial, aponta Datafolha

Na terceira semana oficial da campanha, José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) seguem empatados na corrida presidencial. O tucano está com 37% contra 36% de Dilma, mostra o Datafolha.
A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 23, com 10.905 entrevistas em todo o país. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos.
Na última pesquisa, de 30 de junho e 1º de julho, Serra havia registrado 39%, contra 37% de Dilma. Ambos oscilaram negativamente, mas dentro da margem de erro.
Marina Silva (PV) tinha 9% e agora foi a 10%. Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) pontuou pela primeira vez nesta eleição, marcando 1%. A opção brancos/nulos/nenhum somam 4%, enquanto 7% não sabem.
Zé Maria (PSTU) também tem 1%. Outros quatro candidatos de partidos pequenos que concorrem a presidente foram incluídos na pesquisa, mas não atingiram 1%.
O Datafolha continua a captar uma estabilidade no número de eleitores indecisos ou que votam em branco ou nulo: 4%, o mesmo percentual do último levantamento. Os indecisos são 10%, contra 9% no levantamento anterior.
Numa simulação de segundo turno, o cenário repete o de maio, com Dilma numericamente à frente de Serra, mas dentro da margem de erro: a petista tem 46% contra 45% do tucano.
ESPONTÂNEA
Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado responde em quem pretende votar sem ver a lista de candidatos, o resultado é favorável a Dilma Rousseff.
Ela tem 21% e se manteve estável em relação aos 22% da outra pesquisa. Já Serra tinha 19% e recuou para 16%.
A petista também tem potencialmente a seu favor as respostas dos 4% que declaram querer votar no presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Outros 3% respondem ter intenção de escolher o "candidato do Lula" e 1% quer um "candidato do PT".
Na sondagem sobre intenção de voto espontânea, os indecisos são 46%, contra 42% no início do mês. Marina Silva (PV) tem melhorado sua marca lentamente: 2% em abril, 3% em maio e junho, e, agora, foi a 4%.
Há também um quadro de poucas mudanças na rejeição dos candidatos. Os que não votariam no ex-governador "de jeito nenhum" são 26% (eram 24% da última pesquisa).Dilma tem 19% (antes o percentual era 20%). Entre os candidatos mais competitivos, Marina é a menos rejeitada (apenas 13%).
Na divisão do voto por regiões do país, não houve também inversão de posições. O tucano lidera no Sul e no Sudeste. Dilma ganha no Nordeste e no Norte/Centro-Oeste.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Vox Populi aponta Dilma 8 pontos à frente de candidato da oposição



A pesquisa eleitoral do Instituto Vox Populi, contratada e divulgada hoje pela Band e pelo Portal IG, mostra mais uma vez a liderança da candidata do PT ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff. Dessa vez, a petista tem 8 pontos percentuais de vantagem em relação ao segundo colocado, José Serra (PSDB).
O levantamento aponta Dilma com 41% das intenções de voto, contra 33% do tucano. Marina Silva, candidata do PV, tem 8%. Na sondagem anterior, divulgada no dia 29 de junho e que incluía 11 nomes, Dilma tinha 40% contra 35% de Serra e 8% de Marina.
O Vox Populi aponta ainda que os demais candidatos somam 1% da intenção de votos. Os votos brancos e nulos chegam a 4%. E 13% dos entrevistados disseram que ainda estão indecisos.
Esse foi o primeiro levantamento desde a oficialização das candidaturas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O instituto ouviu 3 mil eleitores nesta semana, e a margem de erro é de 1,8 ponto percentual.
Voto espontâneo
Na pesquisa espontânea, quando o entrevistado não recebe uma lista para escolher o candidato preferido, Dilma também lidera. A petista tem 28%, contra 21% do candidato do PSDB e 5% de Marina. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mesmo sem estar concorrendo, tem 4% das intenções de voto.
A rejeição do candidato tucano também é a maior entre os concorrentes: 24%. A de Dilma é a menor e ficou em 17%.
Segundo turno
Numa possível disputa entre Dilma e o candidato tucano no segundo turno, a candidata do PT também venceria segundo o levantamento. Dilma teria 46% das intenções de voto e Serra apenas 38%.
A candidata que representa a continuidade do governo Lula tem o melhor desempenho na região Nordeste, onde abre 30 pontos de vantagem em relação ao concorrente da oposição (54% a 24%). O tucano só leva vantagem na região Sul, onde a pesquisa aponta uma vantagem de 4 pontos em relação à Dilma (39% a 35%).
Na região Sudeste, onde se concentra o maior eleitorado do país, há um empate técnico. O tucano tem 36% da intenção de votos, e Dilma está com 34%.
A petista lidera tanto entre os homens quanto entre as mulheres. Ela tem 43% das intenções do eleitorado masculino contra 34% de Serra e 7% de Marina. No eleitorado feminino, Dilma tem 38%, o tucano 32% e a verde 9%. Dilma também é a preferida em todas as faixas e níveis de ensino.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

ADRIANO DA INICIO AO PROJETO DO NEGRO NA ESCOLA DR. CLEY ANDRADE












Adriano realizou a abertura do projeto o negro na sociedade brasileira, na escola Dr. Cley Andrade no Bairro Santa Luzia nesta terça-feira dia 21 de julho. O evento contou com a participação da Coordenadora de Gênero e Etnia da Secretaria de Educação Joseane Assis, coordenador pedagógico, professores da escola e alunos. Este projeto é muito importante, pois na nossa sociedade ainda existe o preconceito racial e nossas escolas desempenha um papel importante contra todo tipo de racismo.O projeto será realizado nos dias 28 e 29 de julho.



HOSPITAL DO SUBÚRBIO FUNCIONARÁ EM SETEMBRO

Em 60 dias mais de um milhão de pessoas da zona ferroviária e parte da Região Metropolitana de Salvador contarão com os serviços médicos do Hospital do Subúrbio, de acordo com o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla. Segundo comunicado enviado à imprensa, o chefe da pasta já assinou o termo de arrolamento dos bens da unidade hospitalar, que transfere para a Prodal Saúde S/A, vencedora da licitação, o direito de equipar, contratar pessoal, adquirir equipamentos e administrar o HS durante dez anos. A empresa terá até o final de setembro para instalar toda a aparelhagem médica e dar início à realização de todos os procedimentos. O centro terá 268 leitos de internação, distribuídos nas especialidades de clínica médica e pediátrica, cirurgia geral, traumato-ortopedia, unidade semi-intensiva e UTI. Aproximadamente 1,5 empregos diretos serão criados quando o hospital estiver em pleno funcionamento.

WAGNER GANHA APOIO DE PREFEITA DO PR

No encontro com lideranças políticas e sociais, realizado nesta terça-feira (20) em Barreiras, o governador Jaques Wagner (PT) foi anunciado como o candidato à reeleição da prefeita local Jusmari Oliveira, do PR, partido que faz parte da chapa do concorrente Geddel Vieira Lima (PMDB). No evento, que segundo o próprio Wagner foi o maior realizado até agora por ele – com mais de 3 mil pessoas – a gestora declamou louvores ao petista e citou a coligação que tentará emplacar entre os seus eleitores e logo mandou um recado ao seu partido sobre um possível retaliação devido a sua escolha. “Fui a primeira política a ser processada por infidelidade partidária, mas eu digo que a chapa completa deve ser eleita com Wagner governador, Otto vice e Lídice e Pinheiro senadores", discursou.

domingo, 18 de julho de 2010

Dilma abre campanha no Rio ao lado de Lula






Mais de 15 mil pessoas se reuniram hoje num dos melhores palcos históricos da democracia brasileira, a Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro. Foi o primeiro ato público da campanha da candidata Dilma Rousseff na cidade. Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sob muita chuva, ela disse que estava com a alma cheia de alegria por estar junto a tantos militantes.
Assista
aqui ao vídeo com a reportagem sobre a caminhada no Rio. Ouça aqui a reportagem de rádio.
Nem mesmo a chuva forte afastou as
pessoas que percorreram o trecho da Candelária à Cinelândia, na mesma região da cidade onde ocorreu uma das grandes passeatas pelas Diretas Já, em 1984. Dilma lembrou daquele dia e de que ali começou o processo de redemocratização do Brasil.“Nós todos aqui estamos muito molhados, mas estamos com a alma lavada”, disse, na abertura do discurso. "A nossa alma está cheia de alegria, porque estamos aqui nessa praça e estamos aqui iniciando a nossa caminhada.”Dilma citou uma frase de Lula para mostrar o desafio que tem pela frente: ele disse que não poderia errar porque era o primeiro trabalhador a presidir o país. Segundo Dilma, ela também, como mulher, não poderá errar sob pena de não honrar as milhões de brasileiras.“Vocês vejam que eu também não posso errar, porque a primeira mulher presidente da República tem de honrar a todas as mulheres, honrar a cada uma das mulheres que trabalham, que criam seus filhos e que muitas vezes têm duas ou três jornadas de trabalho”, explicou, acrescentando que carrega um legado importante a ser deixado por Lula: o da esperança que brotou no coração dos brasileiros com as novas conquistas do país.“Carrego um legado que é um legado sagrado, é da transformação e o da esperança desse país, que levantou a cabeça e hoje pode se olhar nos olhos de cada uma das mulheres e dos homens desse país, olhar para as nossas crianças e perceber que o nosso povo sabe, tem certeza que nós governaremos para ele”, afirmou. “Porque nós não somos aqueles que acreditam que vão governar sozinhos. Nós vamos governar com o povo, escutando povo, percebendo as suas necessidades e fazendo o possível e impossível.”

Serra precisa de amigos

Por Leandro Fortes, no Brasília, eu vi
Ao acusar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ter transformado o Brasil em uma “república sindicalista”, José Serra optou por agregar a seu modelito eleitoral, definitivamente, o discurso udenista de origem, de forma literal, da maneira como foi concebido pelas elites brasileiras antes do golpe militar de 1964. Não deixa de ser curioso ouvir essa expressão, “república sindicalista”, vinda da boca de quem, naquele mesmo ano do golpe, colocava-se ao lado do presidente João Goulart contra os golpistas que se aninhavam nos quartéis com o mesmíssimo pretexto, levantado agora pelo candidato do PSDB, para amedrontar a classe média. Jango, dizia a UDN, macaqueavam os generais, havia feito do Brasil uma “república sindicalista”. Ao se encarcerar nesse conceito político arcaico, preconceituoso e, sobretudo, falacioso, Serra completou o longo arco de aproximação com a extrema-direita brasileira, iniciado ao lado de Fernando Henrique Cardoso, nos anos 1990. Um casamento celebrado sob as cinzas de seu passado e de sua história, um funeral político que começou a ser conduzido sob a nebulosa aliança de interesses privatistas e conveniências fisiológicas pelo PFL de Antonio Carlos Magalhães, hoje, DEM, de figuras menores, minúsculas, como o vice que lhe enfiaram goela abaixo, o deputado Índio “multa-esmolé” da Costa.
Pior que o conceito, só a audiência especialmente convidada, talvez os amigos que lhe restaram, artistas e intelectuais arrebanhados às pressas para ouvir de Serra seus planos para a cultura brasileira: Carlos Vereza, Rosa Maria Murtinho, Maitê Proença, Zelito Viana, Ferreira Gullar e Marcelo Madureira – este último, raro exemplar de humorista de direita, palestrante eventual do Instituto Millennium, a sociedade acadêmica da neo UDN. Faltou Regina Duarte, a apavoradinha do Brasil, ausente, talvez, por se sentir bem representada. Diante de tão seleta platéia, talvez porque lhe faltem idéias para o setor, Serra destilou fel puro contra as ações culturais do governo Lula, sobretudo aquelas levadas a cabo pela Petrobras, a mesma empresa que os tucanos um dia pretenderam privatizar com o nome de Petrobrax. Animado com o discurso de Serra, o humorista Madureira saiu-se com essa: “Quero que o Estado não se meta na cultura e no meu trabalho, como está acontecendo”. Madureira trabalha na TV Globo, no “Casseta & Planeta Urgente”. Como o Estado está se metendo no trabalho dele, ainda é um mistério para todos nós. Mas, a julgar pela falta de graça absoluta do programa em questão, eu imagino que deva ser uma ação do Ministério da Defesa.
O que José Serra não confessou a seus amigos artistas é que a “república sindicalista” saiu-lhe da boca por despeito e vingança, depois que as maiores centrais sindicais do país (CUT, CGT, CTB, CGTB, Força Sindical e Nova Central) divulgaram um manifesto conjunto no qual acusam o candidato tucano de mentiroso por tentar se apropriar da criação do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e por “tirar do papel”, seja lá o que isso signifique, o Seguro-Desemprego. “Serra não fez nenhuma coisa, nem outra”, esclareceram as centrais. O manifesto também lembra que, na Assembléia Nacional Constituinte (1987-1988), o então deputado federal José Serra boicotou inúmeros avanços para os trabalhadores e o sindicalismo. Serra votou contra a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, a garantia de aumento real do salário mínimo, a estabilidade do dirigente sindical, o direito à greve, entre outras medidas.
Desmascarado, Serra partiu para a tese da “república sindicalista” e, apoiado em apenas uma central que lhe deu acolhida, a União Geral dos Trabalhadores (UGT), chamou todas as outras de “pelegas” e as acusou de receber dinheiro do governo federal para fazer campanha para a candidata Dilma Rousseff, do PT. Baseado nesse marketing primário, ditado unicamente pelo desespero, Serra mal tem conseguido manter firmes seus badalados nervos de aço, que logo viram frangalhos quando defrontados por repórteres dispostos a fazer perguntas que lhe são politicamente inconvenientes, sejam os pedágios de São Paulo, seja sua falta de popularidade no Nordeste.
Sem amigos e, ao que parece, sem assessores, Serra continua recorrendo ao tolo expediente de bater boca com os jornalistas. Continua, incrivelmente, a fugir das perguntas com outras perguntas, a construir na internet, nos blogs, no youtube e nas redes sociais virtuais uma imagem permanente de candidato à deriva, protagonista de vídeos muitíssimo mais divertidos que, por exemplo, as piadas insossas que seu companheiro de artes cômicas, Marcelo Madureira, insiste em contar na televisão.

João Almeida e a cueca seletiva


O fato de a candidata Dilma Rousseff ter afirmado, na declaração de bens encaminhada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que guarda R$113 mil em espécie, provocou a reação da oposição.
“Um ministro de Estado, candidato a presidente, guardando essa dinheirama em casa? Se faz isso é porque não pode justificar no banco. E o pior é que ela não é nem nordestina como o cabra do PT que, flagrado com dinheiro na cueca, disse que no Nordeste há o hábito de guardar dinheiro em casa”, provocou o líder do PSDB na Câmara, deputado João Almeida (BA).
A preocupação do deputado parece ser seletiva. É que Orestes Quércia (PMDB), ex-governador de São Paulo e candidato ao Senado, com o apoio do PSDB, declarou manter quantia muito superior (R$ 1,28 milhão em espécie), dentro de casa. Seu companheiro de chapa, o candidato ao senado, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), também está na lista dos que mantêm dinheiro dentro de casa: são R$ 50 mil em poder do tucano, conforme declaração oficial.
João Almeida deve estranhar também o fato do seu candidato a vice-governador, o baiano Nilo Coelho (PSDB), declarar ter R$ 912,6 mil em casa.
João Almeida nada comentou sobre o tamanho das cuecas de Nilo Coelho, Orestes Quércia e Aloísio Nunes Ferreira.
Ao que parece, João Almeida cuspiu para cima.
Por Charles Carmo

SERRA NÃO EMPOLGOU EM VISITA A ILHÉUS

O mau tempo fez a diferença durante a visita de José Serra a Ilhéus de uma forma diferente do que ocorreu em Itabuna, horas mais cedo. O presidenciável do PSDB visitou a cidade em dois bairros populares: Teotônio Vilela e Nossa Senhora da Vitória. Mas o frio e a chuva que caíam quase incessantemente mantiveram os moradores das populosas vizinhanças dentro de casa no momento da visita do candidato. Exceção feita apenas a quem já estava nas ruas comprando nas lojas que permaneciam abertas ao longo da tarde. Animação mesmo só na militância contratada para agitar bandeiras e gritar o nome de Serra. Se a população que o recebeu foi amigável e aceitou gratuitamente seus cumprimentos, não foi apaixonada e não houve rompantes de emoção como se está acostumado a ver em andanças de políticos. Dando sinais claros de cansaço físico, Serra continuou sorrindo, mas já não estava, em Ilhéus, ágil e proativo como em Itabuna, o que pôde ser percebido durante a entrevista coletiva com os jornalistas no célebre bar Vesúvio. Ao receber perguntas mais ácidas, o tucano as respondia com secura e alguma ironia irritada. As breves visitas aos dois bairros, em ultima análise, não alteraram a rotina de nenhum deles. Não houve discursos abertos em nenhum local da visita neste sábado (17).
(Lucas Esteves/ Ilhéus)

quinta-feira, 15 de julho de 2010

ADRIANO PARTICIPA DE INAUGURAÇÃO DO NAPP








Adriano participou nesta quinta-feira dia 15 de julho, da inauguração do NAPP (Núcleo de Atendimento Pedagógico e Psicopedagógico), onde os alunos com problemas de aprendizagem da rede municipal de ensino terão acompanhamento pedagógico.
A nossa cidade da um salto muito importante na educação, pois poucos municípios tem um núcleo desse.
Parabéns Conceição da Feira!

Notícias de Adriano Homenageia Mestre Dija









Em comemoração aos 84 anos de Conceição da Feira o Informativo Notícias de Adriano entregou no dia 13 de julho, uma placa ao senhor Djalma Farias Bastos por ser um filho ilustre de nossa cidade, escritor e poeta.
Mestre Dija como é conhecido fala com muito carinho e orgulho da cidade em que nasceu.
Parabéns Mestre Dija por tantos anos dedicados a enaltecer a nossa Conceição da Feira e o seu povo.

ADRIANO PARTICIPA DE REUNIÃO NA CONDER



No dia 09 de julho, Adriano participou de uma reunião na CONDER (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia) para discutir os estragos causados pelas chuvas que caíram em Conceição da Feira.
Em parceria com o Governo Federal e Governo do Estado, Conceição da Feira receberá recursos para reconstruir e recuperar calçamentos e moradias.
Participaram da reunião, Adriano, Humberto, Dinho e Dr. Pititinga.