sábado, 21 de agosto de 2010

ADRIANO PARTICIPOU DA FESTA DA BOA MORTE EM CACHOEIRA




No dia 15 de agosto de 2010, Adriano participou da festa da Irmandade da Boa Morte de Cachoeira.
Festa de Nossa Senhora da Boa Morte realiza-se todo ano durante aprimeira quinzena do mês de agosto. Celebrada desde os primórdios domovimento abolicionista, a festa preserva ainda hoje seus traços característicos,individualizados, marcados pelo sofrimento de um povo que lutou para alcançar a sua liberdade. E é exatamente este o significado da celebração, o agradecimentoa Nossa Senhora , pela liberdade conseguida a duras penas, com a realização devárias cerimônias, culminando com a assunção de Nossa Senhora.
A Irmandade da Boa Morte - uma sociedade exclusivamente feminina, formada pormulheres geralmente de meia-idade e descendentes de escravos - encarrega-se detodo o necessário para fazer a festa acontecer. As irmãs se dedicam de corpo e almaà devoção de Nossa Senhora e têm a realização da festa como um dever, uma obrigaçãoque deve ser cumprida a cada ano, para pagar a pronessa feita pelos seus ancestrais.As cerimônias se revestem de extraordinária riqueza, desde os trajes especiais e jóias que as mulheres usam a cada dia, até as ceias oferecidas na casa da irmandadee o samba-de-roda, que caracteriza a parte profana da festa.
Adriano encontrou-se com Lídice da Mata candidata ao senado e com outras autoridades presentes e participou ainda de entrevista ao vivo da TVE ao lado da irmã Anália da Paz grande amiga de Adriano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário