quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Presidenciáveis na TV: é hoje


São Paulo - Os quatro principais candidatos à Presidência da República têm encontro marcado hoje, às 22h, no estúdio da Band, em São Paulo, onde será realizado o primeiro debate na TV nesta eleição. Enquanto Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PV) e Plínio Sampaio (PSOL) passaram ontem parte do dia estudando estratégias para o encontro, José Serra (PSDB) foi o único a não interromper a agenda. Ele foi até Poços de Caldas (MG), onde acompanhou os tucanos Aécio Neves e Antonio Anastasia, que disputam respectivamente o Senado e a reeleição ao governo mineiro.
Experiente em debates — já foi candidato à presidência em 2002, além de deputado federal, senador, prefeito e governador de São Paulo —, o tucano deverá ter em sua pauta de perguntas à petista assuntos como a relação do PT com o Movimento dos Sem Terra (MST), as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o apoio de Lula ao governo do Irã, preveem integrantes do partido e cientistas políticos. O objetivo é provocar uma reação agressiva de Dilma, considerada de temperamento explosivo.
O cientista político Paulo Baía afirma que Serra deverá explorar no debate sua trajetória de vida. “Ele vai dizer que já foi testado como prefeito e governador de São Paulo. O problema é que ele não tem se apresentado como candidato da oposição, tem afirmado que vai dar prosseguimento a vários programas do governo Lula. Isso pode ser um ponto vulnerável”, disse.
Ele não acredita que a baixaria domine o debate, explicando que todos já se conhecem e sabem que um deslize ou uma palavra agressiva pode repercutir muito mal na mídia no dia seguinte. “Creio que os candidatos devem ficar na defensiva. É o início de uma exposição”, afirmou.
O debate na Band será comandado pelo jornalista Ricardo Boechat e terá cinco blocos. No primeiro, os candidatos respondem a perguntas elaboradas pela produção com base em temas sugeridos por internautas. Em seguida, no mesmo bloco, inicia-se a rodada de perguntas de candidato para candidato. A ordem para perguntar será sorteada. No segundo e terceiro blocos, candidatos fazem perguntas entre si, nos mesmos moldes do primeiro bloco. No quarto bloco, os jornalistas José Paulo de Andrade e Joelmir Beting fazem perguntas a um candidato e escolhem outro para comentar a resposta. No quinto bloco haverá as considerações finais de cada candidato. Para evitar atrasos na chegada dos candidatos, a Band disponibilizou helicópteros para o transporte dos presidenciáveis. O motivo é que às 21h50, também no Morumbi, São Paulo e Internacional decidem vaga para a final da Copa Libertadores.
Vale tudo por boa imagem na telinha
Provas de figurino, correção de postura e entonação de voz com a diretora de teatro Sandra Grasso e a fonoaudióloga Lenny Kyrillos, maquiagem a cargo de Marcos Padilha. Marina Silva (PV) foi a que mais se preparou para o debate de hoje à noite. Seus compromissos só foram interrompidos para uma entrevista coletiva, em que enalteceu a importância dos debates.A candidata do PT, Dilma Rousseff, não fez por menos e terá o cabeleireiro Celso Kamura para cuidar do seu visual no hotel, em que ficará hospedada, em São Paulo. Ela também treinou postura e entonação de voz com Olga Curado, que ajudou Lula em 2006. A tática, segundo assessores, é usar uma linguagem mais direta e popular.
Dilma, que ontem visitou um hospitais da rede Sarah, em Brasília, acompanhada da primeira-dama Marisa Letícia, e prometeu mais recursos para a saúde, disse que vai abordar no debate questões relativas à Segurança e à Educação, pontos considerados fracos pelo PT na gestão de Serra em São Paulo.
Primeiro debate em 21 anos sem Lula na disputa
Pela primeira vez desde 1989 um debate na TV entre candidatos a presidente da República não terá a presença de Luiz Inácio Lula da Silva na eleição. O presidente deverá acompanhar o desempenho de sua candidata Dilma Rousseff em casa, pela TV. Segundo o Palácio do Planalto, não seria adequado que o presidente fosse ao estúdio da TV Bandeirantes, já que ele não poderá se manifestar, mas sua presença poderia, de alguma maneira, alterar o equilíbrio entre os candidatos.
Embora tenha faltado a todos os encontros entre presidenciáveis no primeiro turno de 2006, ano em que foi reeleito, Lula aceitou debater com Geraldo Alckmin, seu oponente no segundo turno daquela eleição. Em 1989, ano da primeira eleição direta para a Presidência após 29 anos, foi registrado o recorde de debates: oito, no primeiro turno. Lula esteve em todos, mas só encontrou seu adversário, o hoje aliado Fernando Collor, no segundo turno, já que o então governador de Alagoas não foi a nenhum dos oito primeiros debates. Cinco anos depois, Lula tentava pela segunda vez chegar ao Planalto, mas novamente não pôde confrontar o principal oponente, Fernando Henrique Cardoso, que acabou eleito e repetiu a tática de não ir aos debates em 1998, sendo reeleito no primeiro turno.
Em 2002, os principais candidatos — Lula, Serra, Anthony Garotinho e Ciro Gomes — se enfrentaram em três debates. Lula e Serra voltaram a debater antes do segundo turno daquela eleição, a primeira vencida por Lula.
NOVOS DEBATES
Na próxima quinta-feira, a TV Bandeirantes promove novo debate, desta vez com os candidatos ao governo do Rio. As emissoras Rede TV!, no dia 16 de setembro, e Record, no dia 20 de setembro, também programaram debates para o governo do estado. O último encontro será na Rede Globo, no dia 28 de setembro.
Os debates para a Presidência da República estão agendados para os dias 12 de setembro na Rede TV!, 26 de setembro na Record, e no dia 1º de outubro, dois dias antes das eleições, na Rede Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário