segunda-feira, 7 de junho de 2010

3,5 milhões celebram 14ª Parada Gay em SP: clima de festa e paz

Ao meio-dia deste domingo (6), a avenida Paulista entrou em festa. A 14ª Parada do Orgulho Gay começou seu desfile, destacando o tema "Vote contra a homofobia. Defenda a cidadania". A organização estimou que o evento reuniu aproximadamente 3,5 milhões de pessoas. Mas, para os mais entusiasmados, devia ter até mais.
"Eu acho que aqui tem uns 5 milhões", disse o jornalista Leão Lobo, ativista da causa LGBT e um dos convidados vips de Salete Campari, que comandou um carro de som na avenida. Salete prestou homenagem a Marta Suplicy, ex-prefeita de São Paulo, conferindo a ela a faixa de madrinha da 14ª Parada.
Mais homenageados: a atriz Adriana Birolli (que atuou na novela Viver a Vida - Rede Globo), que ficou com a faixa de Rainha, e Leão Lobo, que faturou a faixa de Rei. Salete contou que a Associação da Parada não faz homenagens, mas ela sim, por entender que as pessoas que se destacam na luta contra o preconceito e na defesa de mais cidadania merecem reconhecimento.
E Salete era mesmo uma das mais felizes. Dançou, comemorou, brincou muito, conversou com os amigos, entre eles o estilista Alexandre Herchcovitch e disse: "Essa é a melhor parada do mundo, para mim. Está do jeito que eu gosto, com muita alegria e muita gente na Paulista”, comentou ao som muito bem levado do DJ Marcio.
Logo após ser homenageada, Marta Suplicy destacou que São Paulo “está de parabéns, por uma Parada tão bonita e tão bem organizada”. Ela falou ainda da importância do tema: “São Paulo com essa Parada gigante é a bandeira do respeito à diversidade e à cidadania”.
Quando o carro de som comandado por Salete já havia percorrido o trecho da porta do prédio da Gazeta até a rua Augusta, ninguém mais poupava elogios.
Marta reiterou: “É uma das mais bonitas paradas que eu já vi”. “Espero que a força dessa Parada, que acontece a cada ano, renove o combate ao preconceito. O tema escolhido – combate à homofobia – é muito importante. Homofobia pode matar. Nós não queremos um país assim. Queremos um país de paz, de respeito; em que as pessoas respeitem umas às outras e à diversidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário