quinta-feira, 24 de junho de 2010

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, apareceu pela primeira vez à frente na pesquisa CNI/Ibope. Se o primeiro turno das eleições fosse hoje, a petista teria 40% dos votos, contra 35% de José Serra do PSDB e 9% de Marina Silva do PV. Leia a íntegra aqui da pesquisa CNI/Ibope.
Ouça aqui a análise sobre a pesquisa CNI-Ibope.
O cenário atual é de ascensão da petista e de queda do candidato tucano. Na pesquisa de março passado, Serra tinha 38% das intenções; Dilma, 33%; e Marina, 8%. O percentual de votos brancos e nulos caiu de 12% para 6%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 16292/2010 e entrevistou 2002 pessoas, entre os dias 19 a 21 de junho, em 140 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
O resultado do Ibope confirma os números dos institutos Sensus e Vox Populi, que já apontam Dilma na lideranças das preferências.
O avanço de Dilma, no cenário da disputa eleitoral, se deve, na avaliação do CNI/Ibope, a uma combinação de fatores: crescimento do número de pessoas que a identificam como candidata do presidente Lula; a capacidade do atual governante influir no processo eleitoral; o bom desempenho da economia; e, ainda, o aumento do grau de exposição na mídia da candidata em relação a última pesquisa, realizada em março.
Quando são mostrados os nomes dos candidatos (pesquisa estimulada), Dilma aparece com 22%, acima dos 14% registrados em março. Serra cresceu no mesmo período de 10% para 16%, e Marina subiu de 1% para 3%.
A simulação de segundo turno também mostra Dilma na frente de Serra pela primeira vez: 45% contra 38%. Em março, o tucano liderava com 44% a 35%.
Segundo o Ibope, cresceu desde março o número de eleitores que sabem do apoio do presidente Lula a Dilma. Na pesquisa, 73% dos entrevistados disseram que ela é a candidata de Lula. O percentual de março era de 58. Com isso, o índice de desconhecimento em relação a Dilma diminuiu de 42% para 27% nos últimos três meses.
Oposição tem rejeição maior
Dilma lidera também na lista completa, em que aparecem os nomes de todos os prováveis candidatos à presidência da República. Dilma tem 38%, seis pontos percentuais à frente do segundo nome.
O levantamento, de abrangência nacional, indica crescimento dos eleitores que já garantem a preferência de voto: enquanto em março 29% afirmavam que votariam com certeza na ex-ministra, agora, em junho, esse índice subiu para 35%. Já o candidato do PSDB teve o grau de rejeição entre o eleitorado ampliado: 30% disseram que não votariam nele de jeito nenhum para presidente ante os 25% detectados na pesquisa de março.
A pesquisa mostra que a aprovação do governo Lula continua em alta: subiu de 83% em março para 85% em junho. O levantamento registra o menor nível de avaliação negativa em toda a série histórica realizada pela CNI: apenas 3% da população avalia negativamente o atual governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário